Trabalho parcial de psicomotricidade

Páginas: 7 (1676 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
1. Introdução
Este trabalho tem como tema a psicomotricidade na infância e a importância de seu desenvolvimento, com o objetivo de abordar assuntos relacionados à psicomotricidade, tais como o conceito sobre o que é esta ciência, qual é o seu objeto de estudo, seu histórico de desenvolvimento, como ocorre o processo de intervenção realizado pela psicomotricidade e qual sua importância para oestudo do processo de desenvolvimento humano.
A psicomotricidade consiste na relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção. Assim, a psicomotricidade como ciência da educação procura educar o movimento, ao mesmo tempo em que envolve as funções da inteligência. Portanto, o intelecto se constrói a partir do exercício físico, que tem uma importância fundamental no desenvolvimento não só docorpo, mas também da mente e da emotividade. Sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter acesso aos símbolos e à abstração. É a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo e de suas possibilidades de perceber, atuar e agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionado ao processo de maturação, onde o corpo é aorigem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. A estimulação do desenvolvimento psicomotor é fundamental para que haja consciência dos movimentos corporais integrados com a emoção e expressados pelo movimento, o que proporciona ao ser uma consciência de indivíduo integral.
Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade (SBP, 1995), a psicomotricidade é a compreensão dos movimentosorganizados e integrados a partir das experiências vivenciadas, a interação entre o mundo interno e externo do indivíduo, tendo como pilares básicos o movimento, intelecto e afeto. A psicomotricidade na infância está relacionada ao processo de maturação, o desenvolvimento de aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas através do corpo. A educação a partir do próprio corpo é o principal objetivo dapsicomotricidade, dentro deste aspecto o movimento mostra-se como sendo um dos pontos mais importantes para este desenvolvimento.
Conhecida como a “ciência que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento”, a psicomotricidade mostra que toda ação está pertinente a um movimento e todo ato motor tem uma ação e um significado. Mesmo em seus estágios mais primitivos, como afase dos movimentos reflexos, em que esses são executados independentes da nossa vontade e muitas vezes sem que dele tenhamos conhecimento (nos aspectos cognitivos e sócios- afetivos) é necessário que um estímulo gere essa ação e só por essa condição coloque o ser humano sempre em relação a algo, qualquer que seja o estímulo.
Além disso, a psicomotricidade geralmente busca o seu conhecimento emoutras ciências como, por exemplo; na sociologia visando adquirir conhecimentos sobre como ocorre o processo de socialização das crianças; na biologia visando compreender o processo de maturação dos músculos e aquisição de novos movimentos corporais e na psicologia que tem o papel integrador, de unificação entre o movimento do corpo e o pensamento para realização do movimento por que todo movimentoé dependente do pensamento que o produziu.
A Educação Infantil é muito importante para o desenvolvimento global da criança e, os aspectos que envolvem a Psicomotricidade favorecem o processo ensino-aprendizagem já que compreendem a educação como algo mais amplo do que a simples transmissão de conhecimentos. Sendo assim, através deste trabalho, procura-se fazer algumas considerações sobre aimportância da Psicomotricidade no desenvolvimento infantil, visando o equilíbrio e o desenvolvimento motor e intelectual da criança e servindo como ferramenta para todas as áreas de estudo voltadas para a organização afetiva, motora, social e intelectual da criança, pois contribui para o processo educativo, no intuito de desenvolver um desenvolvimento psicomotor satisfatório e, ao mesmo tempo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de psicomotricidade
  • Trabalho de psicomotricidade
  • Trabalho de psicomotricidade
  • Trabalho de psicomotricidade
  • Trabalho Psicomotricidade
  • Trabalho Psicomotricidade
  • Trabalho Parcial
  • Trabalho de psicomotricidade na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!