trabalho os lusiadas

Páginas: 3 (567 palavras) Publicado: 23 de julho de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LETRAS
DISCPLINA: Lingüística I
PROFESSORA: Terezinha Baldez
Nádia Letícia Pereira Silva
Polyana Cabral da SilvaAs correntes Lingüísticas












São Luís
-2011-

O estudo da linguagem não é tão simples, e, para tentarmos explicar melhor essa faculdade faremos uma análisecomparativa entre as correntes de estudo da língua. Para uma melhor compreensão faremos essa análise segundo uma linha de tempo.
Como parte inicial dos estudos lingüísticos tem a Lingüísticapré-saussuriana, essa corrente teve três subdivisões, mas daremos enfoque a Lingüística histórico-comparativa. Essa fase teve início com a descoberta do Sânscrito, que segundo Franz Bopp, precursor dessa corrente,afirmava ser o elo em comum entre o persa, as línguas germânicas, o grego, entre outras. Essa corrente faz um estudo diacrônico da língua.
A Lingüística histórico-comparativa tem relação com asgramáticas comparadas do século XIX, e também se subdivide em duas subfases, a naturalista e a culturalista. A primeira identifica-se com a próxima corrente lingüística, o Estruturalismo, pois ambosrealizam seus estudos baseados no funcionamento interno da língua e a subfase culturalista assemelha-se a Sociolingüística que estuda os fatores externos á língua, como a cultura, o fator econômico,etc.
A próxima corrente a analisarmos é o Estruturalismo, que como já vimos, estuda a língua segundo seus fatores internos. O pai dessa corrente foi Ferdinand Saussure que considerava a língua como umsistema regido por regras que obedecem a certos princípios de funcionamento, que são o morfológico, o fonológico e o sintático.
Nessa corrente Ferdinand Saussure estuda as dicotomias sobre alinguagem, são estas: língua e fala, sincronia e diacronia, paradigma e sintagma, entre outras.
Um ponto muito importante notado em nossos estudos é que no Estruturalismo, diferente da lingüística...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho os lusiada
  • Trabalho sobre os lusiadas
  • Trabalho de português
  • Trabalho sobre os lusíadas
  • os lusiadas
  • Os Lusiadas
  • Os lusiadas
  • Os Lusíadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!