Displasia Coxofemoral Canina

Páginas: 3 (713 palavras) Publicado: 23 de julho de 2013
Displasia Coxofemoral

Caro leitor, você já deve ter observado algum cachorro andando rebolando e provavelmente achou graça da situação. Mas infelizmente as vezes isso é um péssimo sinal, pode serque este animal tenha uma doença chamada Displasia Coxofemoral (DCF).
Esta enfermidade apesar de se desenvolver em todas as raças acomete principalmente raças de grande porte como Rottweiler, PastorAlemão, Labrador, Golden Retriver, Pit Bull e Fila Brasileiro. Ela pode ser tanto de caráter hereditário, como por fatores ambientais (chão de pisos lisos ou traumas).
É uma patologia que altera aconexão entre a cabeça do fêmur e o acetábulo (estrutura óssea que liga a pélvis ao fêmur), e acontece normalmente no primeiro ano de vida. É caracterizado pelo arrasamento do acetábulo, achatamentoda cabeça do fêmur, subluxação ou luxação.
O animal portador pode apresentar diversos tipos de sintomas, mas normalmente apresenta dificuldade em caminhar e sinais de dor constante. Ele começa amancar de uma pata traseira (estalos podem ser percebidos) e as vezes chora de dor, chegando até a se arrastar. Em casos graves a dor é tanta que o animal deixa de se movimentar.
O único método seguro econfiável para diagnostico da doença é o exame radiográfico, no qual o animal deve estar anestesiado para se ter um perfeito relaxamente e posicionamento correto.
A radiografia deve incluir toda apelve e as articulações fêmoro-tíbio-patelares, sendo que o foco central do raio-x será direcionado nas articulações coxofemorais. Com o raio-x em mãos o Médico Veterinário ira medir o ângulo formadoentre a linha que une as duas cabeças femorais e a linha que une o centro da cabeça do fêmur, com a borda acetabular craniolateral do mesmo lado (como é demonstrado na figura). Qualquer medidaconstatado inferior a 105° mostra uma inadequada relação entre a cabeça do fêmur e o acetábulo, demonstrando sinais de luxação ou subluxacao, oque pode ser caraterizaco como DCF.

Demonstracao de como é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Displasia coxofemoral
  • DISPLASIA COXOFEMORAL
  • displasia coxofemoral em caes
  • Displasia coxofemoral em cães
  • Displasia
  • Articulação coxofemoral
  • articulação coxofemoral
  • Displaxia coxofemoral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!