TRABALHO NANISMO

Páginas: 18 (4470 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2015
1INTRODUÇÃO

O crescimento do ser humano ocorre durante um extenso período da vida, conferindo-lhe uma importante capacidade de modelação na composição, tamanho e forma corporal, onde a estatura final do indivíduo é o resultado de um longo processo de construção fenotípica, passando por diferentes fases de desenvolvimento físico. Essas diferentes fases estão associadas a diferentesvulnerabilidades e riscos para o desenvolvimento físico de crianças e adolescentes.
O nanismo é caracterizado, quando um indivíduo tem altura menor (cerca de 20% menos) do que a média das demais pessoas da mesma população. As pessoas vítimas desse pequeno crescimento são popularmente chamadas de anões. No sexo masculino, esses indivíduos geralmente têm uma estatura menor que um metro e quarenta e cincocentímetros, e no sexo feminino, geralmente um metro e quarenta centímetros.
Existem cerca de duzentos tipos de nanismo, sendo classificados segundo a etiologia e de acordo com os parâmetros de dimensões corporais.
O trabalho em questão abordará quatro tipos, mostrando o quanto é ampla essa anomalia. São elas:Nanismo acondroplásico, Nanismo hipocondoplásico, Nanismo tanatofórico e Nanismo primordial.
Asmenores pessoas existentes no mundo, em razão do nanismo, podem chegar à vida adulta com apenas 60 centímetros de altura. Os anões, contudo, têm inteligência normal e as mesmas capacidades das demais pessoas, sendo limitados apenas pela sua estatura.
Alguns anões desenvolvem uma chamada “hipertermia maligna”, um superaquecimento do organismo que pode ser agravado com alguns anestésicos.
Em algunscasos, uma compressão dos órgãos pela estrutura óssea, diminui a expectativa de vida dessas pessoas. Contudo, muitas delas podem viver normalmente, como outra qualquer.
Mesmo pais de estaturas normais podem gerar um filho com nanismo e nem todo anão irá gerar filhos anões.



2NANISMO

Nanismo é umaanomalia caracterizada por pouco desenvolvimento ou interrupção prematura do crescimento de umindivíduo, sendo originado devido a problemas genéticos e/ou hormonais.
São classificados em dois tipos. Segundo os parâmetros corporais: Nanismo proporcional, ondeos órgãos mantém proporcionalidade entre si e com a altura do indivíduo.Nanismo desproporcional, ondealguns órgãos são de tamanho maior, desproporcional à estrutura óssea do indivíduo. Essa última condição é também chamada de displasiasesqueléticas porque o que há, em geral, são displasias (anomalias do desenvolvimento de um órgão, geralmente de causa genética) ósseas, que acometem severamente a coluna vertebral.
Segundo a etiologia, em Nanismo hipofisário ou pituitário, onde a hipófise ou a glândula pituitária é responsável pela produção do hormônio do crescimento.

3NANISMO ACONDROPLÁSICO

3.1 Definição

Acondroplasia é um defeitodo crescimento ósseo a partir das cartilagens.A palavra Acondroplasia: do grego a (privação) + chóndros (cartilagem) + plásis (formação), ou seja, “sem formação de cartilagem”, é uma das mais antigas doenças de nascença já registrada pelo homem. Ela é conhecida por provocar nos portadores o nanismo ou genericamente conhecido como anões.
A acondroplasia é a forma mais comum de nanismo rizomélico,ocorrendo em 1 em cada 15.000 recém-nascidos. A doença tem herança autossômica dominante, mas mais de 90% dos casos são esporádicos, causados por mutações novas. Correspondentemente há, em média, um aumento da idade paterna da época da concepção. 
A Acondroplasia ou Nanismo acondroplásico constitui a forma mais comum de baixa estatura desproporcional. É uma condição geneticamente determinada,causada por um defeito na ossificação endocondral. É o tipo mais comum de displasia óssea e ocorre entre 0,5 a 1,5/10.000 nascimentos (Estudo Colaborativo Latino-Americano, 1986). Sua herança é autossômica dominante e a maioria dos casos é esporádica, resultado de mutação nova, ou seja, geralmente é o primeiro caso na família. Em 1994, o gene para a acondroplasia foi localizado no braço curto do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nanismo
  • nanismo
  • Nanismo
  • Nanismo
  • Nanismo
  • Nanismo emocional
  • gigantismo e nanismo
  • gigantismo e nanismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!