trabalho multudisciplinar

5465 palavras 22 páginas
Cultura Africana
A escravidão

A o falarmos em escravidão, é difícil não pensar nos Portugueses, Espanhóis e Ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da América; Também é difícil não nos lembrarmos dos capitães do mato que perseguiam os negros que haviam fugido no Brasil, dos palmares, da guerra de sucessão dos Estados Unidos, da dedicação e ideias defendidas pelos abolicionistas e de muitos outros fatos ligados a este assunto.
A escravidão é bem mais antiga do que o trafico do povo africano, ela vem desde os primórdios de nossa historia, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores.
Muitas civilizações usaram e dependeram do trabalho escravo para a execução de tarefas mais pesadas e rudimentares, dentre elas: Grécia, Europa, Portugal, Holanda, Brasil, Espanha, França, Dinamarca e muitos outros.
No Brasil, a escravidão teve inicio porque os brancos tentaram obrigar os índios a trabalhar nos engenhos de açúcar na primeira metade do século dezesseis e não obtiveram grande sucesso; Então os Portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão de obra escrava nos engenhos de açúcar no Nordeste. Os comerciantes de escravos Portugueses vendiam os africanos aqui no Brasil como se fossem mercadorias.
Na África eles eram aprisionados, acorrentados e marcados a ferroem brasa, como forma de identificação, e então eram vendidos aos comerciantes do mundo inteiro.
Em meio às lutas, pode se dizer que os negros venceram e continuam neste processo, embora ainda existam muitos casos de racismo, este quadro tem mudado muito, um exemplo claro disto, é o dia da Consciência Negra que lembra à resistência a escravidão, que é comemorado no dia 20 de novembro, aqui no Brasil; Isto em homenagem ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, que aconteceu em 1695, este é considerado um ícone da cultura negra.

Relacionados