resenha A poesia na filosofia Heigedderiana

1138 palavras 5 páginas
Resumo

No início do artigo “A poesia na filosofia Heigedderiana: uma breve investigação sobre a crítica” é abonada a ideia que muito filósofos estudaram a poética mas esse trabalho principiou-se com Aristóteles recorrendo sempre a filosofia para entender a poesia, são duas ciências que em ocasiões se entendem e outros divergem.
Como é dito no artigo poesia e filosofia estabelecem uma relação de amor e ódio, em alguns curso de Letras o estudo da literatura se inicia com a história que os filósofos expulsaram os poeta de sua República Ideal. Para Platão a poesia se afasta da verdade e o poeta é algum que não tem uma função de importância na sociedade pois nada que ele produz ajudará assim os filósofos tinha os status de semideuses e a poesia de inútil para a humanidade. Mesmo com todo esse pensamento de Platão a respeito da poesia sempre houve reflexão ao seu papel de arte por filósofos, e com a discussão de Heidegger em A origem da Obra de Arte com outras visão de mundo e da ideia da poesia e filosofia.
Heidegger começa com o pensamento do ser e o ente até chega a obra de arte a poesia, o filosofo e suas reflexões ontológicas para o universo da linguagem passando por uma revisão de tradição e desconstrução da ideia de Ser e Tempo, em contraponto a Platão Heidegger propõe uma filosofia futura que olha para diante para seu passado e deleitar-se de sua duradoura novidade, ele faz da linguagem o fato essencial de sua obra.
No princípio para chegar a poesia ele discorre seu pensamento a respeito dos conceitos de mundo e terra esses conceitos não são embasado na metafisica que para Heidegger estaria chegando ao fim e o platonismo. Para ele o filosofo deve parti da ideia de existência humana para estabelecer suas reflexões e não trabalhar com conceitos abstratos pois a metafisica distancia a filosofia do conhecimento do ser.

Começando pelo ser em confronto com a valorização subjetiva e objetiva pelo ser existencial, um ser não idealizado, um ser no mundo,

Relacionados