TRABALHO MONTAGEM E MANUTEN O COMPUTADORES denis

1579 palavras 7 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Goiás

Arquitetura de Construção de Computadores Seguindo o Modelo da Máquina de Von Neumann

Organização e Manutenção de Computadores

Prof: Marcos
Aluno: Dênis Oliveira

Todas as máquinas construídas até o início do projeto do EDVAC eram programadas através de meios externos como cartões perfurados, fitas perfuradas, painéis, cabos de conexão, etc., e dispunham de muito pouca memória para armazenar os dados e os resultados intermediários dos cálculos. Mesmo assim, a construção do ENIAC, cuja capacidade de armazenamento era de 20 números decimais de dez dígitos (cerca de 700 bits), consumiu mais de 17000 válvulas eletrônicas. Um fator decisivo para viabilizar o projeto de uma nova máquina foi à ideia de Eckert de utilizar linhas de atraso para implementar elementos de memória de custo muito mais baixo do que utilizando válvulas. Com esta ideia, tornou-se possível pensar numa máquina com dezenas ou centenas de milhares de bits.
Como resultado das reuniões com a equipe de projeto e da frequente troca de correspondência, Von Neumann ficou encarregado de produzir um documento descrevendo os detalhes da organização da nova máquina. Como indica o próprio título First Draft of a Report on the EDVAC, este documento nunca passou da fase de rascunho, tendo sido publicado na íntegra somente vários anos mais tarde, sob forma ligeiramente editada.
Existe bastante controvérsia quanto a quem teria sido o primeiro a propor o conceito de programa armazenado (vide, por exemplo, O trabalho teórico de Alan Turing, com o qual Von Neumann estava familiarizado, já indicava esta possibilidade. Por outro lado, existem algumas referências a este assunto, bastante obscuras e ambíguas, em algumas fontes anteriores ao documento produzido por Von Neumann, além das afirmações posteriores de Eckert, Mauchly e outros. Não há dúvida de que a ideia de programa armazenado estava ``no ar" e é bastante provável que

Relacionados