TRABALHO MATERIAIS - vidro

Páginas: 32 (7935 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2015
Introdução

O presente capítulo visa mostrar os diferentes tipos de vidro e suas propriedades dum ponto de vista técnico, auxiliando o profissional nas suas decisões. Num primeiro momento os vários grupos de vidros serão descritos. Em seguida os produtos do vidro plano assim como os sistemas compostos de vidro serão apresentados. Então as principais propriedades e funções do vidro serão tambémexpostas de modo a munir o leitor de informações extremamente relevantes para o uso do vidro na arquitetura.
























1. TIPOS DE VIDRO

1.1 GRUPOS QUIMICOS DE VIDRO

O componente básico do vidro de soda-cal é a sílica. Entretanto, os problemas de manufatura tem historicamente levado à introdução de outros materiais para facilitar a produção e melhorar a qualidade. Infelizmente essesmateriais trouxeram com eles um declinado das propriedades que agora procuramos.
Considerando o número de materiais disponíveis e necessários para fabricar o vidro, pode-se constatar que o número de tipos de vidro que podem ser feitos é infinito, com composições e desempenhos muito variáveis. No entanto, os vidros mais usados em edifícios entram em cinco grupos, quimicamente:

Vidros deSoda-cal:
Estes são os vidros mais comuns, usados no vidro plano, lâmpadas, recipientes, etc.. Significantemente, a família de soda-cal é a usada no desenvolvimento do processo “float”.

Vidros de Sílica Fundida ou Quartzo:
Esses incluem o único componente do vidro realmente importante, e é caracterizado por altas temperaturas de fusão e trabalho, um coeficiente de expansão térmica baixa (e assimresistência ao choque térmico), e alta resistência química. O seu alto ponto de fusão o torna caro e difícil de produzir como um vidro derretido primário. Os vidros dessa família são aplicados em laboratórios de alta tecnologia.

Vidros de Borossilicato:
Esses vidros são muito resistentes à corrosão química, e tem um coeficiente de expansão térmica baixo, um terço do coeficiente do vidro de soda-cal (aindaque seis vezes o da sílica fundida). Esta família de vidros tem uma enorme gama de usos: utensílios domésticos (Pyrex) e de laboratórios, lâmpadas e ainda é usado em vidros resistentes ao fogo aumentando a resistência ao impacto e baixando o coeficiente de expansão.

Vidros de Chumbo:
É um vidro com baixas temperaturas de fusão e trabalho, possui um alto índice de refratividade e densidade. Aquantidade de óxido de chumbo pode variar muito (até três vezes), e vidros com alto teor de chumbo (onde o óxido de chumbo compreende até 80% do total) são usados como protetores de radiação.

Vidros de Silicato de Alumínio:
Enquanto ainda compreende mais de 50% de sílica, o alumínio, contudo, nesses vidros é dez vezes maior do que nos de soda-cal. O óxido de boro também está presente, e o vidroresultante tem uma grande durabilidade química.

1.2 PRODUTOS DO VIDRO PLANO

Vidros com Lâminas (Impressos):
Os vidros com lâmina distinguem-se dos vidros planos em razão do seu método de manufatura, antes dos materiais que o contêm. Apesar disso esta é uma importante família a se considerar, envolvendo a modificação de uma ou ambas as superfícies durante o processo de laminação, eles compreendem umgrupo de vidros no qual a natureza da transparência é alterada: distorções na superfície alteram o padrão de transmissão da radiação por refração, e resulta em obscurações visuais. O desenvolvimento recente no desenho e manufatura de padrões abriu uma nova gama de produtos.

Vidros com lâminas convencionais incluem os seguintes produtos:
• Vidro Natural: Este é um produto laminado com ou sem umaforma padrão, produzido pelo processo de laminação simples porque são opticamente planas, superfícies paralelas não são exigidas. O padrão se existe um, aparece em uma superfície somente.
• Vidro Ornamental: Esta categoria cobre o grupo de vidros desenhados para obscurecer tanto para efeito decorativo como para alta dispersão e redução do brilho ofuscante.
• Vidro “Greenhouse”: Essa é uma forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais de construção 2
  • Plásticos, vidros e novos materiais
  • Tecnologia dos materiais- vidro
  • Materiais de vidro em um laboratório de quimica
  • Vidro
  • Vidros
  • Calibração de Material de vidro
  • vidros-materiais de construção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!