Trabalho Karl Marx

Páginas: 8 (1811 palavras) Publicado: 9 de julho de 2014

KARL MARX
1)Explique como Marx:
a) define classe, dialética e materialismo histórico.
Segundo Marx, o conceito de classes provém das relações sociais de trabalho, ou seja, como se dá a forma da divisão do processo produtivo e a posição que determinado grupo ocupa no mesmo. Partindo da análise marxista do meio inserido no sistema capitalista é possível identificar duas classes sociaisantagônica, sendo elas o proletariado e a burguesia. A primeira vende sua força de trabalho e é fortemente explorada pela segunda, que por sua vez é dona dos meios de produção e deseja obter através desse processo explorador o maior lucro possível, advindo na forma da acumulação do capital gerada dessa relação desigual.
Em quanto conceito dialético é necessário retornar a filosofias anteriores com ointuito de trazer com clareza a concepção marxista.
O Filósofo alemão Georg W. Friedrich Hegel (1770-1831), a realidade era embasada na razão, vice e versa, a situação do conflito pela contradição. Tendo em vista esses conceitos o movimento dialético era de “o caminho que produz a si mesmo” (Hegel). Segundo ele o algo só poderia ser definido a partir do seu antônimo, tal interação Hegel nomeia como“unidade dialética”.
“Após a morte de Hegel, seu pensamento foi interpretado e, até certo ponto, instrumentalizado politicamente por seus seguidores o que deu origem a duas tendências: uma conservadora, de direita, e outra de esquerda, representada pelos jovens ou neo-hegelianos, entre os quais se encontravam Marx e Engels. De fato, o marxismo, desde seus inícios, manterá um intenso e duradourodebate com o idealismo hegeliano. Na passagem do idealismo para o materialismo dialético, Ludwig Feuerbach (1804-1872), hegeliano de esquerda, foi uma figura-chave Feuerbach sustentava que a alienação fundamental tem suas raízes no fenômeno religioso, que cinde a natureza humana, fazendo com que os homens se submetam a forças divinas, as quais, embora criadas por eles próprios, são percebidas comoautônomas e superiores. O mundo religioso é concebido por Feuerbach como uma projeção fantástica da mente humana, por isso mesmo alienada.” (Márcia Gardênia M. de Oliveira; Tânia Quintaneiro, Um Toque de Clássicos)
Marx por sua vez não apesar de primordialmente ter se interessado pelo que Feuerbach defendia acabou se posicionando antagonicamente, negando o idealismo hegeliano e o materialismodos neo-hegelianos, resultando numa nova forma de concepção do que seria dialética, pois na visão marxista os hegelianos apenas captavam a contemplação do mundo e não consideravam as transformações advindas da ação do homem. Sendo assim para Marx “A análise da vida social deve, portanto, ser realizada através de uma perspectiva dialética que, além de procurar estabelecer as leis de mudança que regemos fenômenos, esteja fundada no estudo dos fatos concretos, a fim de expor o movimento do real em seu conjunto” (Márcia Gardênia M. de Oliveira; Tânia Quintaneiro, Um Toque de Clássicos)
Deu-se então a conclusão de que o relacionamento do ser humano e a maneira como produzem seus meios de vida fundamentam todas as suas relações. Esta forma de tratar a vida da sociedade foi renomeada paramaterialismo histórico. Tendo tais pontos em vista materialista e dialeticamente toda manifestação social/cultural é transitória.
b) analisa as relações sociais de produção.

“o conceito de forças produtivas refere-se aos instrumentos e habilidades que possibilitam o controle das condições naturais para a produção, e seu desenvolvimento é em geral cumulativo. O conceito de relações sociais deprodução trata das diferentes formas de organização da produção e distribuição, de posse e tipos de propriedade dos meios de produção, bem como e que se constituem no substrato para a estruturação das desigualdades expressas na forma de classes sociais. O primeiro trata das relações homem/natureza e o segundo das relações entre os homens no processo produtivo.” (Márcia Gardênia M. de Oliveira; Tânia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de Trabalho Karl Marx
  • Karl Marx Trabalho
  • Trabalho Assalariado
  • KARL MARX TRABALHO DE SOCIOLOGIA
  • Trabalho Karl Marx
  • trabalho segundo karl marx
  • Trabalho Karl Marx
  • Karl Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!