Trabalho Karl Marx

Páginas: 2 (414 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014


Segundo o capitalismo, a força de trabalho é uma mercadoria e essa não deve ser desprezada, pois ela é a única capaz de criar valor. Os economistas clássicos como Adam Smith já haviam afirmadoque o pré-requisito para qualquer mercadoria ter valor era que ela fosse produto do trabalho humano. Ele concluiu que o valor do produto era a soma de três componentes: o salário, os lucros e osalugueis.
Marx acreditava que a mercadoria não era simplesmente um produto, pois ela poderia ser reutilizada por outro trabalho originando outros produtos. Assim, era uma ideia de ressurreição na qual otrabalho passado pode ser reanimado por outro trabalho. Como por exemplo, um pedaço de couro, uma agulha e fios de linha (produtos do trabalho humano), que se não forem utilizado, são consideradoscoisas mortas. Mas, quando utilizados para produzir sapatos, tornam-se um meio de produção e adquirem um novo valor.
Enquanto que para os economistas ingleses somente o tempo de trabalho gasto naprodução agregava valor as mercadorias, Marx considerava outras duas variáveis na obtenção desse valor, as habilidades individuais médias e as condições técnicas na sociedade. As mercadorias são resultados daunião de várias habilidades profissionais, e seu valor, incorpora todos os tempos específicos.
Marx dizia que uma mercadoria possui dois tipos de valores: valor de uso e valor de troca. No valor deuso é medido pelo trabalho concreto, ou seja, do trabalho que depende da habilidade humana e dos instrumentos utilizados, e o valor de troca que está relacionado à quantidade de tempo que otrabalhador gasta para produzi-la. O preço final do produto, relaciona-se às matérias primas e instrumentos utilizados, ao salário do empregado e ao tempo gasto na produção.
O objetivo do capitalista é obterlucro. Ele pode fazer isso simplesmente aumentando o preço de venda, mas este é um recurso que pode apresentar alguns problemas, tais como: atração de investidores na produção do objeto e elevação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de Trabalho Karl Marx
  • Karl Marx Trabalho
  • Trabalho Assalariado
  • KARL MARX TRABALHO DE SOCIOLOGIA
  • Trabalho Karl Marx
  • trabalho segundo karl marx
  • Trabalho Karl Marx
  • Karl Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!