RAIZ DA CORRUPÇÃO

1677 palavras 7 páginas
A corrupção não é um fenômeno exclusivo da política, ao contrário da visão midiática que nos é fornecida. O desvio de conduta é cada vez mais frequente no que diz respeito à ética e aos valores humanos fundamentais, alastrando a iniquidade e aniquilando o que ainda há de puro no ser humano.

E se fosse você o senador, deputado, vereador, que tivesse acesso ao dinheiro público? Será mesmo que você não seria mais um algoz político? A princípio a resposta é rápida e direta! Não! Mas enquanto desrespeitarmos filas, nos orgulharmos de trapacear fazendo um gato no vizinho, infringirmos leis, dentre inúmeras outras formas de desonestidade, essa questão não pode ser tão facilmente respondida.

O cenário político brasileiro é um reflexo da nossa sociedade, em que a busca pelo dinheiro está acima de qualquer outro propósito. E para isso vale-se de qualquer atalho, qualquer trapaça e desonra. Não se pode esperar muita integridade de um país em que a honestidade é motivo de vergonha, e a nudez motivo de orgulho.

A culpa desse caos é nossa. Estamos suscetíveis à corrupção a todo momento e muitas das vezes desviamos daquilo que é correto. Primeiro temos que mudar nossos hábitos. Somos nós que escolhemos nossos representantes políticos, livremente, por meio do voto secreto, portanto façamos valer este voto.

Vamos exigir respeito, integridade, moralidade, honra, mas primeiro façamos por merecer.
Por: Gabriela Ramos

***São incessantes e numerosos os casos de corrupção no nosso país. Não param as denúncias contra funcionários públicos, parlamentares, secretários e ministros do poder Executivo. Aliás, pelo menos nove ministros sofreram pesadas queixas de crimes do colarinho branco, e seis deles já foram afastados pela presidenta Dilma Roussef, numa clara demonstração de que a corrupção é um câncer no Estado brasileiro. Porém, é preciso se perguntar porque entra governo e sai governo, ano após ano, o dinheiro dos impostos do povo brasileiro é surrupiado por esses

Relacionados

  • Raciocínio lógico
    23247 palavras | 93 páginas
  • Cores
    156274 palavras | 626 páginas
  • Monitoramento Comercial
    85395 palavras | 342 páginas