TRABALHO KA TIA E GRUPO

Páginas: 6 (1418 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015















































































INTRODUÇÃO

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Acima de tudo, convém recordar que as escolas médicas, em sua grande maioria, ou os hospitaisuniversitários e outros centros de treinamento são financiados pelo Estado, como aplicação da receita fiscal oriunda do trabalho assalariado e das contribuições geradas pela sociedade como um todo. Esse profissional não só o médico, mas todos os profissionais da saúde que tiveram seus estudos bancados pelos nossos impostos têm o dever e a obrigação de aprenderem a ética e a postura pra um bomatendimento ao público.
Postura é o conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no espaço, uma entidade formada em conjunto com o sistema nervoso e os músculos. Embora muitas pessoas achem que postura seria só o conjunto ditado pela coluna vertebral, esta também é parte primordial e essencial da postura porque irá determinar sob diversasinfluências a direção dos membros superiores e inferiores. A postura bípede do homem é extremamente eficaz e constitui o mecanismo antigravitacional mais econômico porque é gasto pouca energia para nos mantermos em pé, usando um pouco de cada músculo e criando nossa própria postura.



2- ATUAÇÃO ÉTICA NO AMBITO DA SAÚDE

Hoje estamos em uma sociedade muito mais exigente quando a questão é Saúde,e não tem que ser diferente, porque com a evolução e busca do conhecimento dos seus direitos, com a criação dos conselhos de cada profissão e os conselhos de saúde Municipal, Estadual e Federal, os clientes se aproximaram mais do que nunca, cobram a ética e postura dos profissionais da saúde em todos os âmbitos da sociedade seja na rede pública ou na rede privada, isto faz com que profissionaisse policiem cada vez e busque capacitação na área em que trabalhem.
As culturas médicas são patrimônio da humanidade. A Constituição Federal, através do art. 6°, capítulo da seguridade social, garante a todo cidadão o direito de receber atenção médica de boa qualidade e gratuita. Diante destas preliminares fica difícil entender que a prática da medicina não seja simples, geral e irrestrita comoa própria anistia da doença, ou sua revogação no contexto social, quer dizer, voltada para os anseios da sociedade usuária, expurgada dos instintos mercantilistas e empenhada na preservação da vida.
A ética vem a ser o selo de qualidade do atendimento em toda a extensão do atendimento seja ele segurança de entra de um posto de saúde ou um hospital de pequeno, médio ou grande porte, orecepcionista, o técnico, o enfermeiro, o médico. Temos que atender com escopo humanitário, que aproxima o homem dos seus objetivos, pelo poder excepcional que lhe são conferidos sobre a morte e a vida, tudo para sua reinvenção ou ruína, glória ou miséria, são todos responsáveis pelo bom atendimento de qualquer cidadão com equidade, o mesmo direito, isso é ética na saúde.
No princípio, talvez no estágiopré-hominídeo, centro do processo evolutivo da humanidade, o primeiro cuidado de atenção com o semelhante ferido ou enfermo representou a promoção do preceito ético, mais primordial, na vida de relação, ou seja, a solidariedade, o cuidado beneficente revestido da forma singular de atenção à saúde. Estava inaugurado o princípio da afeição, a relação subjetiva fora dos estreitos limites do indivíduo.Ora, medicina como ciência voltada para a promoção e preservação do bem supremo que é a saúde não poderia deixar de estar impregnada pelo fluido substantivo do plasma ético, e, como disse, sob tutela e resguardo da ética. O dom da cura como atributo reservado aos deuses passa às mãos do homem como um direito adquirido pelos sacerdotes e um dever assumido pelos mortais. A moralidade vista como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Tia Ana
  • GRUPO DE TRABALHO PRODUTIVADE EM GRUPO
  • Trabalho em grupo
  • Trabalho em grupo
  • trabalho em grupo
  • trabalho grupo
  • TRABALHO EM GRUPO
  • trabalho grupo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!