Trabalho Interdisciplinar Contabilidade Geral

Páginas: 17 (4203 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
ANÁLISE DO BALANÇO PATRIMÔNIAL (2011/2012) SANTOS FUTEBOL CLUBE
Acadêmicos: Rodrigo Dinei Odelli, Luan Voltolini, Leandro Harry Maus.

RESUMO
A contabilidade é considerada essencial na administração empresarial, é um instrumento valioso para a gestão da informação das empresas, tem como objetivo o estudo e o controle do patrimônio das empresas, a fim de fornecerinformações sobre sua composição e suas variações qualitativas e quantitativas. Para isso, as demonstrações contábeis são utilizadas e o nível de detalhamento das análises a serem feitas sobre as mesmas difere de acordo com a necessidade de cada um de seus usuários. A DRE – Demonstração do Resultado do Exercício destina-se a evidenciar a composição do resultado formado num determinado período nasoperações de uma empresa, gerando informações significativas para a tomada de decisões.
Palavras-chave: Contabilidade. Patrimônio. Demonstração do Resultado do Exercício.

1 INTRODUÇÃO


As empresas desenvolvem suas atividades financeiras que precisam ser registradas. Estes registros demonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa de sua situação. A administração desses dadosé responsabilidade do administrador financeiro que os coleta, estruturando-os e analisando-os, gerando informações essenciais para o processo de tomada de decisão.A importância de saber como são estruturadas as demonstrações financeiras e como analisá-las, auxilia o administrador financeiro a tomar decisões que possibilitam grandes retornos financeiros e crescimento à empresa. Com estesconhecimentos, eles podem ainda identificar e descobrir a política financeira dos concorrentes, e adotar critérios que poderão superá-los.
A análise de balanço surgiu no final do século XIX quando os banqueiros americanos passaram a solicitá-los às empresas tomadoras de empréstimos. Nessa época, os balanços apresentados forneciam dados que eram examinados apenas superficialmente, sem nenhuma técnicaanalítica ou tentativa de medição quantitativa. No começo do século XX, a literatura contábil mencionava a importância decomparações de dados das demonstrações financeiras, porém as ideias eram muito vagas em relação ao que comparar.Com o passar dos anos, e o sucessivo recebimento de balanços, foi se desenvolvendo a noção de comparação de diversos itens, sendo a mais comum a do Ativo Circulante com oPassivo Circulante.Por volta de 1913, começaram a despertar a atenção sobre Depósitos Bancários em relação ao Exigível, percentual de Contas a Receber em relação aos demais itens do ativo, percentual de Estoques em relação a Vendas Anuais.Em 1915, determinava o Federal Reserve Board (Banco Central dos Estados Unidos) a liberação de crédito apenas às empresas que apresentassem declarações escritas eassinadas dê seus Ativos e Passivos.Entretanto, as demonstrações financeiras eram preparadas inadequadamente, não havia uniformidade nas disposições e na terminologia, nem na classificação de rubricas.Em 1918, buscando solucionar esta situação, o Federal Reserve Board apresentou um livreto que incluía formulários padronizados para Balanço e Demonstrações de Lucros/Perda se um esboço de procedimentosde auditoria e princípios de preparação de demonstrações financeiras.


2 MÉTODOS

Para a realização deste trabalho, foi utilizado o método de revisão bibliográfica, através de artigos que falam sobre contabilidade, balanço patrimonial e DRE. Também foram utilizados métodos quantitativos de análise horizontal e vertical para realizar a comparação dos resultados em relação ao ano anterior.Como base para o trabalho, utilizamos dados do balanço patrimonial (2011-2012) do Santos Futebol Clube.


3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Acadêmicos: Rodrigo Dinei Odelli *
Luan Voltolini **
Leandro Harry Maus ***


3.1 CONTABILIDADE

A contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho interdisciplinar de contabilidade
  • Trabalho interdisciplinar de contabilidade
  • TRABALHO DE CONTABILIDADE GERAL
  • Trabalho de contabilidade geral
  • TRABALHO DE CONTABILIDADE GERAL E SOCIETÁRIA
  • Trabalhos prontos contabilidade geral
  • trabalho de contabilidade geral
  • Trabalho contabilidade geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!