Trabalho individual

Páginas: 14 (3491 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Web Aula 2
UNIDADE 2- CURSO DE PEDAGOGIA - 5º SEMESTRE
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – GESTÃO EDUCACIONAL
Docente: Vilze Vidotte Costa
As ações realizadas pelo Pedagogo no contexto da gestão, em espaços educativos impulsiona:
Envolve o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição."É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social" (LIBÂNEO, 2003). No espaço escolar, o Planejamento pode ser entendido como apresentação formal/documento, sistematizada e justificada de decisões veiculadas pelo grupo de trabalho, tais como: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer,com quem fazer, para quê fazer. Isso envolve desafios, contradições, pois para existir um Plano se torna necessária a discussão sobre fins e objetivos.
1º Momento:
1) Identificação da estrutura física da instituição – comunidade atendida, perfil da comunidade atendida.
a) Organização do espaço/tempo - Dinâmica da rotina escolar – Valorização de Regras comportamentais, cumprimento deCalendário, Organização de turmas, Horário semanal de aulas, Intervalo – recreio, Distribuição das aulas - Disciplinas – Educação infantil, Ensino Fundamental – Ensino Médio – Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos,
b) Organização da Hora Atividade do professor para estudo, planejamento e reflexão do processo de ensino e aprendizagem, espaço adequado, falta de professores, de materiais,merenda, entre outros.
c) A forma como a biblioteca pode ser utilizada pelos alunos da escola é uma pergunta que merece reflexão, pois os profissionais da escola, cada um valorizando a especificidade de seu trabalho, devem estimular o aluno a frequentar a biblioteca e utilizar, com curiosidade, o grande acervo disponibilizado ao aluno.
2) Gestão Democrática/ Função Social da Escola – Educação – FormalA função política e social da educação escolar, segundo Rodrigues (2000, p. 58), se explicita na proposta de universalização da escola e no objetivo de realizar a preparação do sujeito para sua inserção na vida social; assim, a escola, dentre outras funções, também auxilia no desenvolvimento de competências exigidas pela sociedade moderna. Tais competências envolvem o campo da cultura, visão demundo e vida política.
No contexto escolar, preparar os sujeitos culturalmente significa possibilitar ao aluno a compreensão da visão de mundo presente na sociedade, para que possam agir – aderindo, transformando e participando da mudança dessa mesma sociedade. Como consequência de tal compreensão, também cabe à escola preparar o sujeito para a participação política, ou seja, o exercício dacidadania. Assim, resumidamente, a escola tem por função preparar e elevar o indivíduo ao domínio de instrumentos culturais, intelectuais, profissionais e políticos. (RODRIGUES, 2000, p. 64).
De acordo com o Rodrigues (2000), o sujeito deve passar pela escola e, ao final do curso, mediante um diploma, atestar a sua adequada preparação para o exercício das funções que serão exigidas no âmbito dasociedade.
Pergunta:
a) A escola tem se revelado competente, diante da proposta de formação social e política, daqueles que dela participam, buscando formação?
b) Como organizar a escola e sua prática pedagógica de modo que, na totalidade das suas ações, ela esteja encaminhando os diversos segmentos sociais para a compreensão do mundo como esse se apresenta?
A atividade, por excelência, da escola éensinar – e ensinar bem, preparar a criança para o desenvolvimento e a aquisição de habilidades físicas, intelectuais e manuais necessárias à continuidade da escolarização.
Assim, torna-se necessário distinguir o essencial do acessório, na prática educativa, realizada no interior da escola. Distinguir, também, os processos sociais que nela se desenrolam, bem como o desenvolvimento intelectual e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHOS INDIVIDUAIS
  • Trabalho Individual
  • Trabalho Individual
  • Trabalho Individual
  • TRABALHO INDIVIDUAL
  • Trabalho Individual
  • trabalho individual
  • TRABALHO INDIVIDUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!