Vitaminas

Páginas: 13 (3227 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
VITAMINAS

Três de Maio

2012

ALAN DIEGO LINK
CRISTIAN PATIAS
DIOGO

VITAMINAS

Trabalho de Conclusão da Disciplina de Bioquímica
Sociedade Educacional Três de Maio
Faculdade Três de maio
Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção

Professor Orientador: Renata Monteiro Collares

Três de Maio

2012

1 INTRODUÇÃO

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nosalimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Não podem ser digeridas pelo ser humano, exceto em quantidades não suficientes. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose.Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes ,sendo que o nosso corpo só consegue produzir vitamina D.
As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. Sãoas vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores deenzimas, desempenhando a função de coenzimas.
Inicialmente as diversas vitaminas eram obtida industrialmente por extração de alimentos e hoje são, em sua maioria em razão econômica por síntese.
Embora quase todas elas sejam formadas no metabolismo de microrganismos, atualmente só há produção por fermentação da riboflavina (vitamina B2) e, principalmente, das cobalaminas (onde esta situada a vitaminaB12) e também o acido ascórbico (vitamina C), em uma de suas fases(transformação de sorbitol em sorbose por desidrogenacão) assim obtida.
2 cianocobalamina

A cianocobalamina é um sólido cristalino de cor vermelho intenso, inodoro e insípido. É higroscópica, muito solúvel a água e etanol e insolúvel nos solventes orgânicos. Decompõe-se rapidamente em meio alcalino e em soluções com valoresde pH inferiores a 4,5. O valor de pH ideal para o aquecimento em solução é 5,5.
3.1 Microrganismos
Os microrganismos utilizados na indústria são, sobretudo, propionibacterium Freundenreichii e P. shermanii e os pseudômonas, principalmente P. dedenitricans, pois são os que produzem mais,em cepas especiais.
3.2 uSO de cepas de espécies de propionibacterium
OP.shermanii ATCC 13673 é uma boa cepa para obtenção de vitamina B12.
Para obter produção melhor, deve-se desenvolver cerca de 50%iniciais do processo, em anaerobiose. Segundo BYKHOVSKY em 1979,embora a aeração não deixe de propiciar a formação de DBI (e portanto de vitamina B12)ela por outro lado, reprime na propionibactéria um dos estágios da biossíntese.
No estagio inicial, portanto, émelhor manter a fermentação em condições de anaerobiose até o consumo total do açúcar e crescimento do microrganismo. Na ultima fase o ar é introduzido para produzir a biossíntese de DBI, e a conversão de cobanamida em cobalamina. (em planta piloto consegue-se de 30 a 40 mg de vitamina por litro)
Para a manutenção usa-se, em tubos de ensaio, um meio contendo (g/l): triptona, 10; extrato de levedura,10; suco de tomate filtrado, 200; agar, 15; Ph 7,2; incubação de 4 dias a 30ºC.
Para a multiplicação dos microrganismos (1a fase) usam-se 400ml de mostro em erlenmeyers de 2 L: mesmo meio de manutenção de ágar . 48 h a 30ºC sem agitação.
Para a multiplicação dos microrganismos (2a fase) usam-se 10L em fermentador de aço inox de 30L contendo (em g/l): água de milho, 20, glicose,90- pH 6,5. 24 h...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitaminas
  • Vitaminas
  • Vitaminas
  • vitaminas
  • vitaminas
  • VITAMINA A
  • vitaminas
  • vitaminas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!