TRABALHO INDIVIDUAL CAROL 2 SEMESTRE

Páginas: 13 (3190 palavras) Publicado: 13 de maio de 2015

























































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO........................................................................................9


REFERÊNCIAS......................................................................................10




1. INTRODUÇÃO

No cenário atual, com a acirrada competição global, as empresas buscamsobressair com a implantação de novos processos, pois, sentem a necessidade de responder com agilidade e rapidez às mudanças impostas pelo mercado, com eficiência e manutenção da qualidade de produtos e serviços oferecidos a um custo mais baixo para seus consumidores e ainda, busca proporcionar aumento na lucratividade para todos os envolvidos no processo.
A organização terá que desafiar o ambienteem que atua, inteirar-se dos acontecimentos externos, identificar as oportunidades e ameaças, adotando posturas pró-ativas, definindo metas a serem atingidas, enfim, estabelecer as estratégias competitivas que deverão ser priorizadas visando nortear as diretrizes que serão seguidas quando da tomada de decisão.
O setor supermercadista tem promovido evolução significativa em seu ambiente deatuação, na busca de maior eficiência. Esse setor é catalogado como o principal segmento dentro do macro setor varejista e, ao longo do tempo, tem se deparado com o aumento da concorrência e com as modificações no perfil do consumidor e nas flutuações econômicas.
Neste sentido, inicialmente são feitas considerações e apresentados alguns fatos estilizados que condicionam o processo evolutivo e dastransformações estruturais ocorridas na indústria de supermercados nos últimos tempos.








2. RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

O mercado constitui um híbrido entre a oferta e a procura. Não se trata de um ou de outros considerados isoladamente, contudo de ambos simultaneamente. A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço. Opreço e a quantidade, entretanto, dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um dado produto, ou concentrado em poucas ou uma única empresa. (WAGNER, 2007). 
Referente à estrutura de mercado, são considerados fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores ecompradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção.
As estruturas de mercado descrevem basicamente, de várias formas dependendo fundamentalmente de três características: Número de empresas que compõem esse mercado, tipos de produtos (homogêneos ou diferenciados), e se existem ou não barreiras ao acesso denovas empresas nesse mercado.
Neste estudo vamos apresentar as principais estruturas de mercado e suas definições no setor supermercadista do Rio Grande do Sul, a partir das tendências de internacionalização do varejo. No caso do setor de supermercadista brasileiro, a luta competitiva encontra-se diretamente associada à globalização da concorrência que impôs dificuldades e desafios para as redesdomésticas que tiveram de realizar grandes investimentos ou alianças estratégicas para manter e ampliar seu posicionamento no mercado. Neste contexto, existe uma relação de causalidade entre o processo de internacionalização e a formulação de estratégias na indústria de supermercados, mostrando que são as estruturas de mercado que condicionam as decisões de investimento das firmas. No tocante aosetor supermercadista, são as forças estruturais do mercado que determinam a conduta das empresas no interior da indústria.
As modificações provocadas nas estruturas da indústria de supermercados no Brasil, a partir da concentração do varejo, culminando com o número cada vez maior de firmas estrangeiras disputando o mercado com as redes nacionais, tem estabelecido um ambiente seletivo, no qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho individual 2° semestre
  • Trabalho individual 2 semestre
  • Trabalho Individual 2 Semestre
  • TRABALHO INDIVIDUAL 2 SEMESTRE
  • Trabalho individual 2 semestre
  • 2 Semestre Trabalho Individual
  • Trabalho Individual 2 Semestre
  • trabalho individual 2 semestre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!