Aálise Freudiana: Onde Vivem os Monstros

3515 palavras 15 páginas
ÍRIS AYUMI KAWABATA DOS SANTOS
JÉSSICA BEATRIZ DE FREITAS MARANGONI
LARRISA MALAQUIAS FERREIRA

ONDE VIVEM OS MONSTROS: UMA ANÁLISE DE FREUD SOBRE A OBRA

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Universidade de Franca para a obtenção da nota bimestral na disciplina de Psicologia da Personalidade II, 3º Semestre O.
Professora: Rita Aparecida Oliveira Martins

Franca
2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 JUSTIFICATIVA 4
4 SINOPSE DO FILME 5
5 ANÁLISE CRÍTICA 7
6 CONCLUSÃO 13
7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO
A pesquisa que se segue trata-se de uma análise com ênfase nas teorias de Freud aplicadas à crítica do filme “Onde Vivem os Monstros” (título original “Where the Wild Things Are”), dirigido por Spike Jonze e roteiro de Spike Jonze e Dave Eggers, baseado no livro de Maurice Sendak, 1963.
O filme a que se refere tal pesquisa, apesar de ser apresentado no gênero infantil, tem significativo teor psicológico a ser estudado e interpretado em relação ao personagem principal, Max. Conseguinte, serão citados os seguintes assuntos: inconsciente, consciente, pré-consciente, id, ego e superego; com suas respectivas conceituações e algumas ramificações provenientes destes temas; e estarão relacionadas a determinadas cenas do filme abordado.

2. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é analisar o personagem Max e seus respectivos monstros, identificando os seus mecanismos de defesa, id, ego e superego, a ansiedade, consciente, pré-consciente, inconsciente, complexo de Édipo.

3. JUSTIFICATIVA Neste trabalho usamos os conhecimentos adquiridos em sala de aula e livros sobre Teoria da Psicanálise e Personalidade. Max foi nosso primeiro contato com a análise, sendo assim podemos constatar que este trabalho nos mostrou através do personagem as teorias de Sigmund Freud e outros autores estudados no terceiro semestre de

Relacionados