Trabalho GPP Ficha

Páginas: 11 (2541 palavras) Publicado: 25 de julho de 2015



ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira - «Património: Riegl e Hoje. Revista da Faculdade de Letras: História, 10.Porto: Universidade do Porto, 1993. Pp.407-416
P.1Autor começa por salientar a frequência com que a expressão património é utilizada pelas mais diversas áreas de actividade e com interesses distintos. Sejam eles, nas palavras do autor, profissionais ou aficionados da cultural, bem comoempresários, técnicos de planeamento ou políticos todos lucram em seu nome. Autor refere também as associações de defesa do património.
Apesar de todo este interesse pelo património e da sua popularidade autor considera que o seu âmbito e alcance permanecem indefinidos e pouco esclarecidos. Considera que a sua valorização não tem obtido grande resultados, permanecendo em alguns casos desprezado eem outros excessivamente exaltado, considerando necessário teorizar mais e melhor sobre o património, para que dessa teorização resultem propostas esclarecidas sobre o seu âmbito e valores. Dsta forma o autor espera evitar que a palavra património se banalize e desvirtualize no que considera ser uma malha desorientada de indefinições.
P2.Autor define património como o que tem qualidade para a vidacultural e efísica do homem e para a existêmcia e afirmação das diferentes comunidades, nas suas diferentes escalas da paroquial à Internacional. Considera igualmente que a importância futura do património advirá do seu valor como identidade e memória bem como do património como gerador de qualidade de vida.
P408
P3.Autor refere os vários organismos nacionais e internacionais que se debruçam eemanam orientações sobre o património comoa UNESCO, ICOMOS, o Conselho da Europa, os ministérios da Cultural dos quais emanam um rol de orientações e recomendações que o autor considera importantes, mas quase sempre de índole legislativa e excessivamente sumárias. Nesse sentido considera que apesar de toda a produção em volta do património pouco se tem escrito sobre teoria, fundamentação ediversidade dos valores do património, classificados e não classificados, sobre a sua intergração na vida cívica e cultural das populações e das comundiades. A este propósito o autor refere que o estudo mais cabal sobre património surgido até hoje (1993) data de 1903 da autoria de Alois Riegel O Cultos dos Monumentos, O seu carácter e a sua génese. Reconhece no entanto que o âmbito do património eranessa altura bastante reduzido e que o seu âmbito se estende actualmente a muitos outros domínios.

P409.
P4.A definição de património que ouvirmos diáriamente está próxima da definição de Leniaud, L’Utopie Francçaise. Essai sur le Patrimoine, Paris 1992.p.3. «um conjunto de bens que uma geração sente que deve transmitir às seguintes porque pensa que esses bens são um talismã que permite à sociedadecompreender o tempo nas três dimensões»
Esta definição é recente. Como o autor refere durante mais de dois milénios a palavra património significava um conjunto de bens materiais pertença de uma pessoa, casa ou instituição., possuidor de uma carga jurídica e institucional que ainda perdura.
O actual sentido dominante do termo património nasce discretamente durante a Revolução Francesa, quandoconfrontados com as pilhagens e destruição de bens alguns dos responsáveis políticos começam a falar no «património artístico e monumental da nação.» que era necessário salvaguardar, procurando sensibilizar as populações.
Este termo foi sendo esquecido, a tendência de nacionalização do património e dos mais importantes monumentos nacionais só seria retomada no final do século XIX e inicio do séculoXX.,sequência natural de um século XIX romântico, nacionalista e histórico no decorrer do qual se realçou sobretudo os monumentos históricos que antecederam os monumentos nacionais.
A destruição provocada pelas duas grandes guerras permitem que além de património nacional se fale em património europeu e mais tarde sob influência da UNESCO na conferência de Nairobi em património mundial, natural e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de GPP
  • Trabalho GPP
  • Trabalho De GPP Povoamento Agrupado
  • ficha trabalho
  • Fichas trabalho
  • Ficha de Trabalho
  • Ficha de Trabalho
  • Ficha de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!