Trabalho, Gestão democrática participativa

Páginas: 9 (2015 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁCAMPUS DE CAMPO MOURÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – TURMA 8gestão educacional
bruno murante da silva
hellEN REJANE MOREIRA
kelei de cássia santin
MARIA DE FÁTIMA VELOSO
silvana barbosa de souza rodrigues
gestão democrática participativa: Limites e desafios
pesquisa bibliográfica
CAMPO MOURÃO
2014
INTRODUÇÃO
A democratização doensino é um sonho antigo, porém ainda distante de nossa realidade. Desde o movimento renovador lançado pelos pioneiros da escola na década de 40, até os manifestos contra o regime militar, retornando ao estado democrático em meados da década de 80, a população luta por uma escola pública e de qualidade, que seja direito de todos. Mas os reflexos do abandono e descaso dos governos, com a educação sãosentidos até hoje e cabe à escola em conjunto com a sociedade, continuar esta luta por uma educação digna e transformadora. Porém é necessário que a democracia, faça-se valer, que a escola abra suas portas para a participação da comunidade e que ambas possam interagir de maneira construtiva em prol do bem comum, agindo como sujeitos críticos e modificadores de sua realidade.
Neste trabalho,apresentamos através de pesquisas bibliográficas, conceitos fundamentais para que se possa compreender a Gestão Democrática Participativa nos sistemas educacionais, bem como os limites ainda existentes para sua plena aplicação e desafios a serem superados para visando a melhoria na qualidade do ensino. Destacamos também a importância do Gestor no processo de democratização e seus atributos para promovera participação da comunidade escolar tanto interna quanto externa.
GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA: CONCEITO
O termo gestão, segundo Cury (2002), “tem sua raiz etimológica em ger que significa fazer brotar, germinar, fazer nascer”. Já o conceito de democracia, segundo Bartnik (2011), teve origem na Grécia e significava a “participação popular nas decisões da Pólis (cidade)”. Juntando estes doisconceitos, podemos dizer que a Gestão Democrática Participativa, tem o propósito de fazer nascer à participação da população nas decisões da escola. Mas para que esta participação seja transformadora, ainda segundo Bartnik (2011), a sociedade precisa estar politicamente preparada e consciente de seus direitos e deveres para concretizar as causas estabelecidas coletivamente.
De acordo com aautora, a participação é a característica mais importante na Gestão Democrática participativa, pois permite o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisão e amplia o conhecimento comum dos objetivos traçados, bem como as funções e metas da escola, promovendo desta maneira, um maior processo de interação entre a escola e a comunidade. Porém, é importante observar que adinâmica da escola precisa favorecer o processo coletivo de participação, observando o seguinte,
Para que a participação seja realidade, são necessários meios e condições favoráveis, ou seja, é preciso repensar a cultura escolar e os processos, normalmente autoritários, de distribuição do poder no seu interior (...) Outro dado importante é entender a participação como processo a ser construídocoletivamente. Nessa direção, é fundamental ressaltar que a participação não se decreta, não se impõe e portanto, não pode ser entendida apenas como mecanismo formal/legal (BRASIL, 2005, e. p.15)
Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2003. Apud Bartnik, 2011) o conceito de participação está fundamentado no princípio da autonomia, que é a capacidade que um indivíduo tem de determinar sua própria vidae este processo se opõe às formas autoritárias de tomadas de decisão, pois sua realização só é possível através da participação livre na escolha de processos de trabalho e na elaboração coletiva do ambiente de trabalho. E para Bartnik, a autonomia na escola requer o envolvimento de todos, de forma a refletir os objetivos sociopolíticos da escola, exigindo o profissionalismo dos educadores neste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão democrática na perspectiva participativa e democrática
  • Gestão Participativa e Democrática
  • Gestão Democratica e Participativa
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
  • Gestão democrática
  • Gestão democrática participativa
  • Gestão Democrática e Participativa
  • Meu projeto de Gestão democrática e Participativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!