Trabalho Gerente Efiza

1443 palavras 6 páginas
Índice

Introdução 3
Gestão do Tempo 4
Focalizar a contribuição 4
Concentrar nas forças 5
Estabelecer prioridades 6
Tomada da decisão 6
Decisões eficazes 7
Conclusão 8
Bibliografia 9

Introdução
Para Peter Drucker ser eficaz é a função do gerente, quer trabalhe no hospital, numa empresa, ou em qualquer outro local. O estudo do “Gerente Eficaz” explica o que é que os gerentes eficazes fazem, em relação a todos os outros que não fazem e também o que não fazem, que nós tendemos a fazer.
Características como a inteligência, imaginação, criatividade, conhecimento, são importantes, mas só a eficácia pode convertê-las em resultados.

Peter Drucker
Peter Ferdinand Drucker (19/11/1909, em Viena, Áustria- 11/11/2005, Califórnia, E.U.A) foi escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaco. É considerado o pai da administração moderna, e o mais reconhecido dos pensadores fenómenos dos efeitos da globalização na economia em geral e em particular nas organizações – subentendendo-se a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, como dizia ele próprio. (1)

Eficácia→ mede a relação entre os resultados obtidos e os objectivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objectivo. (2)
Segundo Peter Drucker existem cinco hábitos para ser um gerente eficaz. Saber como empregar o tempo, focalizar a contribuição e não o trabalho, concentrar nas forças e não nas fraquezas, estabelecer prioridades e tomar decisões eficazes. (Gerente Eficaz, 1967)

A eficácia pode ser aprendida?
“(…) não há razão alguma para que qualquer pessoa normalmente dotada não possa ser competente em qualquer tipo de prática. Mestria pode certamente escapar-lhe; para ela, precisa-se possuir talento especial; mas o que precisamos para eficácia é competência.” (Gerente Eficaz, 1967, p.31)
Gestão do Tempo
O tempo é um recurso limitado e bastante importante nas

Relacionados