TRABALHO FLSF

Páginas: 8 (1906 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2015
Escola Estadual Ângelo Campo Dall’Orto



Estefani Araújo nº05



Humilhação, Velhice e Racismo.




Sumaré

2015
SUMÁRIO

Introdução....................................................................................................................2
1. Humilhação..............................................................................................................3
2.Velhice.....................................................................................................................4
3. Racismo...................................................................................................................5
4. Conclusão................................................................................................................8
5.Bibliografia...............................................................................................................9



INTRODUÇÃO
Este trabalho irá falar sobre os temas: Humilhação, velhice e racismo e como eles ocorrem na sociedade, ocasionando em situações tristes e constrangedoras para quem vivencia isso diariamente.
1.HUMILHAÇÃO
É um sentimento de desigualdade que consiste na angústia disparada pelo impacto traumáticoda desigualdade de classe, o que corresponde à percepção de que, enquanto um está em posição superior, o outro se coloca, em uma posição inferior.
A desigualdade é sofrimento, ao quais muitas pessoas já estão habituadas. Dessa maneira, além da humilhação crônica, que atinge os pobres, como resultado das desigualdades econômicas e políticas, há uma angústia assumida pelo humilhado nas mais variadasmanifestações de sua existência. 
Uma pessoa é humilhada quando se mostra a ela uma diferença que a põe em situação de inferioridade. Exemplo, quando um chefe grita com o funcionário, quando um adulto ou jovem ignora ou maltrata um idoso, quando uma mulher é agredida pelo marido, quando uma pessoa mais forte ameaça outra que para ele é “fraca”.
Para o humilhado existem sentimentos que o agridem:susto, medo, pavor, tristeza, ódio, culpa, solidão, os quais são interiorizados pelas pessoas.
Na sociedade, todos são humilhados de algum modo, mas, no caso das pessoas mais pobres, isso pode ser constante e ocorrer da infância à velhice. A humilhação contínua vai se acumulando e moldando as pessoas, levando-as a ter uma baixa autoestima e tornando-as menos sensíveis, menos solidárias e atémesmo violentas.
2.VELHICE
Em muitas civilizações, a velhice é vista com respeito e veneração: representa a experiência, o valioso saber acumulado ao longo dos anos, a prudência e a reflexão. É o último período da evolução natural da vida. Implica um conjunto de situações biológicas e fisiológicas, mas também psicológicas, sociais, econômicas políticas.
 Na estatística, a idade em que se chega àvelhice é 65 anos em diversos países, após se encerrar a fase economicamente ativa da pessoa, com a aposentadoria. Atualmente, nas nações mais desenvolvidas, esse limite não parece adequado do ponto de vista biológico, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou-o para 75 anos.
Na maioria das vezes, trata-se o idoso como uma espécie de ser inferior, tirando dele suas responsabilidades ouencarando-o como culpado por sobrecarga de compromissos que imputa a filhos ou netos.
Mesmo em situações de proteção, podem-se ter processos de humilhação quando, sem a devida atenção sobre as reais condições dos idosos para resolver com autonomia seus problemas, os mais jovens passam a subestima-los, assumindo tarefas em seu lugar.
Os grupos mais excluídos da sociedade pelos governos, pelas instituições,pelas famílias, pelas pessoas em geral por sua integridade emocional, intelectual e material são os idosos.
Em vários lugares, como bancos e supermercados, há caixas preferenciais para idosos e também, a gratuidade no transporte coletivo, mas quem viaja de ônibus sabe que às vezes suas condições não são adequadas para transportar quem tem um corpo frágil. Além do desamparo quanto às condições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos trabalhos trabalhos
  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!