3 DESCRI O DOS PRINCIPAIS MATERIAIS DE LABORAT RIO

Páginas: 5 (1157 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2015
3 DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS MATERIAIS DE LABORATÓRIO
3.1 BALÃO VOLUMÉTRICO
O balão volumétrico ou balão graduado é um frasco utilizado para preparação e diluição de soluções com volumes precisos e pré-fixados. Possui um traço de aferição no gargalo. Este tipo de frasco é usado na preparação de soluções que precisam de ter concentrações definidas (concentração expressa em uma grandeza por unidadede volume). Os balões volumétricos pode ter volumes entre 5 mL e 10 L. Existem balões volumétricos feitos em vidro borossilicato e empolipropileno. Os balões volumétricos em polipropileno são bastante utilizados nos E.U.A e em alguns países europeus.

Figura 1 – Balão volumétrico
Fonte: pt.wikipedia.org
3.2 ERLENMEYER
O balão de Erlenmeyer (em alemão: Erlenmeyerkolben) é um frasco em balão, usadocomo recipiente no laboratório, inventado pelo químicoalemãoEmil Erlenmeyer.
Feito de material de vidro, plástico, policarbonato transparente ou polipropileno transparente, é ideal para armazenar e misturar produtos e soluções, cultivo de organismos e tecidos e predominantemente usado em titulações.
Sua parede em forma de cone invertido evita que o líquido em seu interior espirre para fora.Apresenta variações de tamanhos de bocas, tampas de vidro esmerilhado e plástico e inclusive estrias em suas paredes para melhor homogenização de soluções.

Figura 2 – Erlenmeyer
Fonte: pt.wikipedia.org
3.3 BECKER
Becker ou béquer (copo ou gobelé em Portugal) é um tipo de recipiente utilizado nos laboratórios de química. Há dois tipos de Becker, o Copo de Griffin ou Becker Forma Baixa e Copo deBerzelius ou Becker Forma Alta.
De modo muito grosseiro efetua-se medidas com o copo de Becker, pois a sua medida é muito imprecisa (normalmente com precisão variante em 5% do marcado). Os béckers são frascos T.C. (to contain) como o tubo de ensaio ou oserlenmeyers. Suas principais diferenças são: 1. apresentar uma escala para medição aproximada; 2. possuir base plana para uso autônomo; 3. conter bicopara transferência; 4. ser provido de boca larga.
Seu uso é recomendado para experimentos em que esteja presente pelo menos um sólido. Feito de vidro pyrex refratário ou de polímeros como o polietileno ou o polipropileno, o bécker pode ser utilizado em uma ampla faixa de temperatura. Suas capacidades volumétricas mais comuns são 80, 125, 250 e 400 mL, mas indo até 4 L ou mais entre os feitos de vidroe 20 L entre os de polímeros.

Figura 3 – Becker
Fonte: pt.wikipedia.org
3.4 BALÃO DE FUNDO CHATO
O Balão de fundo chato é utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto.

Figura 4 – Balão de fundo chato
Fonte: www. profcupido.ig.com.br
3.5 EXTRATOR SOXLET
Soxhlet é um aparelho delaboratório inventado em 1879 por Franz von Soxhlet. Ele foi originalmente desenvolvido para a extração de lipídeos de um material sólido. Este equipamento, utiliza refluxo de solvente em um processo intermitente. A amostra não fica em contato com o solvente muito quente, porém ocorre um gasto excessivo de solvente, pois o volume total deve ser suficiente para atingir o sifão.
O Soxhlet não selimita a extração de lipídeos.
A eficiência do método depende:
 natureza do material a ser extraído;
natureza e polaridade do solvente;
ligação dos lipídeos com outros componentes;
circulação do solvente através da amostra;
tamanho das partículas;
umidade da amostra;
velocidade de refluxo;
quantidade relativa de solvente.

Figura 5 – Soxlet
Fonte: pt.wikipedia.org
3.6 FUNIL ANALÍTICO
Funilanalítico é um objeto usado para tranferências de líquido de um recipiente para outro.
Pode também ser usado para filtrações em laboratório, isto é, na separação das fases de misturas heterogêneas, quando usado com um papel de filtro.
Existem funis de vários materiais, mas em laboratório, é usual utilizar funis de vidro.

Figura 6 – Funil
Fonte: pt.wikipedia.org
3.7 PLACA DE PETRI
Uma Placa de Petri,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MATERIAIS DE LABORAT RIO NATANIELE
  • 40 materiais de laborat rio
  • Materiais De Laborat Rio
  • Materiais de laborat rio
  • Laborat Rio 3
  • Apresenta o das Principais Vidrarias de Laborat rio
  • MATERIAIS DE LABORAT RIO E MEDIDAS DE SEGURAN A
  • relat riodequimica materiais de laborat rio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!