Trabalho Final Reflex o hugo Otto e Ligia

1426 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

ROSÂNGELA BARBOSA XAVIER

Considerações e reflexões acerca das questões levantadas pelos autores Ligia Assunpção Amaral e Hugo Otto Beyer.

SÃO PAULO

2014

Introdução

Um dos grandes desafios encontrados pelos educadores de hoje é saber como educar em meio às diversidades encontradas em sala de aula. Atualmente muito se tem discutido acerca, de qual é o melhor ambiente de aprendizagem para um ensino efetivo que atenda as necessidades dessas crianças.

O presente trabalho busca fazer algumas reflexões sobre a educação especial e inclusão. Será apoiada pelos textos “Educação Especial: um olhar sobre a história e os paradigmas” de Hugo Otto Beyer e “Diferenças, Estigma e preconceito: o desafio da Inclusão” de Ligia Assumpção do Amaral e nas demais bibliografias estudadas no decorres da disciplina. isaber como educar em maiespeito, alidades encontradas em sala de aula. 0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Considerações e reflexões acerca das questões levantadas pelos autores Ligia Assunpção Amaral e Hugo Otto Beyer.

A educação é um direito de todos, porém muitos são os obstáculos enfrentados por quem almeja esse ideal. A trajetória educacional da criança com deficiência vem marcada de muita exclusão ora de forma segregadora ora de forma marginal. Por muitas vezes, esteve relacionada à forma de tratamento dada pela sociedade. Hoje vivemos um período de muitas discussões acerca de como e onde educar na diferenças.

BEYER afirma que no passado estava muito bem definido o lugar da educação inclusiva, pois de um lado havia as escolas especiais com educadores especiais e do outro as escolas regulares com professores formados em pedagogia ou em licenciaturas. ( 2010, p.12)

Reforça que “Atualmente a educação especial encontra-se numa situação de crise de identidade.”

Que escola a criança com deficiência deve freqüentar?

São questionamentos

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas