Trabalho Filosofia 1Bimestre

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 8 de abril de 2015
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CRISTO REI
PROF. FÁBIO








TRABALHO, LUTAS, E MOVIMENTOS SOCIAIS
Trabalho apresentado pelo aluno
Leonardo dos Santos Esquivel 2°ano do Ensino Médio,
para a disciplina de Filosofia.











SÃO GABRIEL DO OESTE
2015
Introdução à: Trabalho, lutas e movimentos sociais
O desemprego, em qualquer grau que se apresente, compõe uma questão social e sociologicamenterelevante porque evidencia a fragilidade dos trabalhadores e coloca em questão as possibilidades de a sociedade capitalista realizar o mínimo de bem-estar para seus membros. Embora as taxas de desemprego e de trabalho informal tenham diminuído desde meados da década de 2000, ainda existe um grupo de desempregados e de trabalhadores informais que não pode ser considerado residual,1 o que faz comque a discussão sobre o desemprego permaneça atual.
Pensar o desemprego – e o seu combate – envolve refletir sobre as possibilidades de reação coletiva dos próprios trabalhadores desempregados em relação a esse fenômeno. Este artigo propõe a discussão dessa questão. Procuramos esclarecer quais são os obstáculos e os impulsos para que trabalhadores desempregados se organizem em associaçõespela defesa de seus interesses.
Luto coletivo dos trabalhadores (greve) :
A greve já foi considerada ilegal e depois foi legalizada com ressalvas. Ela se tornou um “direito subjetivo do trabalhador” e por isso pode ser deflagrada em diversas situações. As greves, além dos limites legais (pois a legalização não significa liberalização e sim regulamentação), também passam a ser vítimas dasideologias jurídicas e do legalismo que busca atrelar o direito, a legitimidade, a possibilidade, ou pelo menos a legalidade, ao Estado ou outras organizações burocráticas, especialmente os sindicatos.
Esse processo se torna tão forte que até setores da esquerda ou da pseudoesquerda assumem esse discurso. O nosso objetivo aqui é distinguir a perspectiva proletária da perspectiva burguesa dagreve e revelar o caráter ideológico e conservador expresso no legalismo e na própria ideia da greve como direito subjetivo do trabalhador.
Ou seja, greve é, sobretudo, um instrumento de pressão dos trabalhadores sobre os empregadores, sejam as empresas ou o Estado, para que suas reivindicações sejam atendidas.
Greve é uma paralisação de atividades de determinada área, feita emcomum acordo, geralmente sob orientação de sindicatos que são os responsáveis por lutar pela garantia dos direitos da dita categoria.
Originalmente, quando acontecia uma greve ela chagava ao fim quando uma das partes vencia, em geral vencia o mais forte. Significa dizer que as greves não eram consideradas um direito dos grevistas e, portanto, não eram regulamentadas por lei. Com o tempo,porém, reivindicar melhores salários, melhores condições de trabalhos etc, passou a ser um direito dos cidadãos que podiam ser exigidos através das paralisações de atividades, isto é, das greves.


Página 1
História do sindicalismo:
Sua origem remonta nos últimosanos do século XIX e está vinculada ao processo de transformação de nossa economia, cujo centro agrário era o café: substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado; transferência do lucro do café para a indústria; e poder político nas mãos dos cafeicultores. Suas primeiras formas de organização foram: 1. Sociedades de socorro e ajuda mútua; e 2. União operária, que com o advento daindústria passou a se organizar por ramo de atividade dando origem aos sindicatos.
• 1720 - Um dos primeiros e mais importantes movimentos grevistas ocorreu no Porto de Salvador, na época o maior das Américas

• 1858 - Primeira Greve - Tipógrafos do Rio de Janeiro, contra as injustiças patronais e reivindicaram aumentos salariais.

• 1892 - I Congresso Socialista Brasileiro. O objetivo da Criação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho 1bimestre
  • Trabalho Sugerido Desafio Profissional 1bimestre
  • Trabalho de Filosofia apresentando a filosofia
  • Trabalho Individual TI 1bimestre UNIP EAD
  • Trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • trabalho filosofia
  • Trabalho de Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!