Trabalho Feito

Páginas: 10 (2336 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ENSINO MÉDIO
1º ANO/ 102
SOCIOLOGIA









A IMPORTÂNCIA DA CULTURA








CAXIAS DO SUL
27 DE SETEMBRO DE 2013
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO 3
II. DESENVOLVIMENTO 4
II. 1. Conceito de Cultura 4
II. 2. O Conceito Científico de Cultura na Antropologia 5
II. 3. As Contribuições da Teoria Funcionalista: Malinowski e Radcliffe-Brown 6
II. 4. Padrões Culturais, Cooperação,Competição e Diversidade 8
II. 5. Diversidade Cultural 9
II. 5. a) Região Sul 9
II. 5. b) Região Sudeste 9
II. 5. c) Região Centro-Oeste 9
II. 5. d) Região Nordeste 10
II. 5. e) Região Norte 10
III. CONCLUSÃO 11
IV. REFERÊNCIAS 12
V. ANEXOS 13













I. INTRODUÇÃO

Estamos realizando este trabalho atendendo a solicitação da disciplina de Sociologia, sob a orientação doprofessor Samuel dos Reis, do Colégio São José, de Caxias do Sul. O mesmo tem como principal objetivo relatar sobre a importância da cultura, destacando conceitos e tópicos relacionados ao tema. Mais concretamente, serão abordados assuntos relacionados ao conceito da palavra cultura e também análises e teorias de autores sobre a mesma.
Serão apresentadas características culturais dos povosbrasileiro tendo como base as regiões do país, dando ênfase aspectos relevantes de cada um. Aspectos antropológicos relacionados ao tema serão destacados, assim como teorias de estudiosos. Anexos estarão presentes para que se possa complementar a leitura do trabalho.
















II. DESENVOLVIMENTO

II. 1. Conceito de Cultura
Originalmente, a palavra cultura designa cerimôniareligiosa em homenagem a uma divindade ou cultivo da terra, ela vem do latim colere. É o complexo que inclui a arte, a moral, os costumes, o conhecimento, a lei, as crenças e todas as aptidões e hábitos adquiridos pelo ser humano, tanto na família, como na sociedade, representando um todo. A forma metafórica de cultura teve seu significado literal modificado, cultivar passou a significar aperfeiçoaras relações em uma determinada ação, fato que ocorreu a partir do século XVIII.
Tem como sua principal característica a capacidade de adaptação, respondendo ao meio de acordo com a mudança de hábitos. É também um mecanismo cumulativo, pois essas modificações são trazidas de geração para geração. A cultura é considerada uma das mais importantes características humanas devido ao fato de quesomente o homem possui a capacidade de desenvolver hábitos culturais e, dessa forma, distingue-se de seres como vegetais e animais.
Costa (2010, p. 191) afirma que “A cultura não é um conjunto de determinações rígido e acabado; ao contrário, ela integra de maneira dinâmica os padrões das ações e reações humanas.”.










II. 2. O Conceito Científico de Cultura na Antropologia
O conceitode cultura adquiriu cientificidade na antropologia. Edward Burnett Tylor (ver anexo 1, p. 13), etnólogo evolucionista inglês e professor e pesquisador na Universidade de Oxford, foi o primeiro autor a conceituar cultura, definindo-a como um conjunto composto de conhecimento, moral, direito, costumes, crenças e arte, adquirido pelo homem na vida social. Suas ideias tinham influência na crença noprogresso do ser humano e de que as sociedades se desenvolvem pela lei da sobrevivência dos mais aptos, assemelhando-se a Charles Darwin. Analisando sociedades e culturas distintas, procurou mostrar que todas possuem um passado comum e seu processo histórico é necessário e progressivo. Ele classificou essas culturas em primitivas ou avançadas, conceitos que se aplicados com um rigoroso métodocomparativo poderiam ser usados em diferentes sociedades. A concepção de Tylor de cultura como sendo um conjunto de traços psicológicos e de comportamento adquiridos e não sendo heranças biológicas como muitos acreditavam na época foi muito importante para que as ciências sociais, e principalmente a antropologia se desenvolvessem. Ele dizia que a transmissão da bagagem cultural social era feita por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • trabalho feito
  • Trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • trabalho feito
  • Trabalhos feitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!