trabalho energias e desequilirio

865 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA
PROFESSOR(A): JEIZE BATISTA

MAURÍCIO BICA E ALISSON NILLES

ENERGIAS RENOVÁVEIS E O DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO CAUSADO PELAS HIDRELÉTRICAS

CERRO LARGO
2015
1. INTRODUÇÃO

Com a escassez de combustíveis fósseis, é preciso encontrar outras formas de adquirir energias, e o que está em pauta são as energias renováveis, ou seja, ilimitadas em nosso meio. É notória a importância dessas fontes limpas de combustíveis, porém, pelo seu alto custo financeiro, nem sempre são utilizadas na proporção que deveriam, ou como se espera que sejam utilizadas.
Porém, há críticas sobre a maneira como elas são extraídas, em muitas vezes causando graves danos ao meio. Um exemplo, é a maneira como as barragens de energia hidráulica são construídas, degradando diversas espécies da fauna e flora local.
Sendo assim, existem controvérsias a respeito do assunto; no mesmo momento em que é benéfico, diminuindo a emissão de gases poluentes à atmosfera, é maléfico, destruindo meios antes habitados e constituídos por uma vasta biodiversidade.
Neste artigo, em um primeiro momento, serão abordadas as formas de aproveitamento de energias renováveis, desde sua extração, até serem transformadas em eletricidade ou em calor. Logo após, será exposto suas consequências, nem sempre benéficas, causando assim, um desequilíbrio ecológico que afeta a todos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 ENERGIA SOLAR
É a energia proveniente de fótons (pacotes de energia emitidas pelo sol). Há duas formas de coleta da energia solar: direta e indireta.
A obtenção na maneira direta é feita através de células fotovoltaicas compostas basicamente por cilício, o que a torna uma fonte cara de energia. Neste modo, a energia advinda do sol é rapidamente transformada em eletricidade. É muito utilizada por grandes empresas, por exemplo a Fedex, que criou sua própria rede de captação da energia solar.
Na maneira

Relacionados