TRABALHO EMPREENDEDORISMO

1688 palavras 7 páginas
CONCEITO

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. É a atividade de quem se dedica para criar riquezas, seja para transformar conhecimento em produtos e serviços, para adquirir conhecimentos ou mesmo para inovação de novas áreas.
O empreendedorismo não está associado apenas a comunidades empresarias, onde a medida de desempenho é o dinheiro, o empreendedor pode atuar também nas áreas de pesquisas e ensino, em que a medida de desempenho não é o dinheiro, mas sim o potencial de agregar valores e gerar novos conhecimentos.
‘Jean-Baptiste Say (1827) – Empreendedor é aquele que inova e promove mudanças. ’
‘J.A. Timmons (1994) – Empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso. ’

O QUE É SER EMPREENDEDOR
O economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942 associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico. Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente, uma força que ele denomina de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para criar o novo.
Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele denominou empreendedor. Numa visão mais simples, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.
‘Louis Jacques Filion (1991) – Empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões. ’

O QUE LEVA UMA PESSOA A SER EMPREENDEDORA
A vocação com a

Relacionados