trabalho em altura

Páginas: 8 (1989 palavras) Publicado: 15 de fevereiro de 2014
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Trabalho em Altura
As quedas em trabalhos de altura, principalmente em construção civil, representam a maior causa de mortalidade por acidentes não apenas no Brasil, mas provavelmente em todo o mundo. As medidas de proteção coletivas contra quedas de altura são obrigatórias e prioritárias. Em locais onde isso não for possível, o trabalhador deve usar o cintode segurança do tipo pára-quedista.
Para um acidente ocorrer, muitos são os fatores desencadeantes, em especial no caso de quedas em altura, destacamos:
Grau de compreensão dos trabalhadores;
Valores e cultura dos trabalhadores (não visualizam o risco);
Problemas de saúde dos trabalhadores que os tornam inaptos a este tipo de trabalho (epilepsia, dependência química, hipertensão, diabetes,labirintite, etc.);
Equipamentos de Proteção Individual (EPI) incômodos (pesados, difíceis de montar, não utilização de EPIs adequados,etc.);
Equipamento de fixação de EPIs mal dimensionados e que dificultam o trabalho (mal instalados, faltando partes, inexistentes nos pontos de passagem e transferência);
Falta de qualificação dos trabalhadores (falta de treinamento, orientações, etc.);
Falta dequalificação da supervisão (falta de conhecimento de tipos de superfícies, telhas, passagem de cabos, primeiros socorros, retiradas de emergência);
Questão ergonômica (excesso de jornada de trabalho que exige esforço físico, concentração e constante preocupação – fadiga que induz a erros de apreciação e falhas).


As Normas Regulamentadoras (NR), aprovadas pela Portaria nº 3.214 de 08/6/78 daLei nº 6.514 de 22/12/77 do Ministério do Trabalho abordam sobre a atuação do profissional em locais acima de 02 (dois) metros. A NR nº. 18 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção) pode ser extrapolada para outros tipos de atividades. Abaixo descrevemos alguns itens da NR 18 que são importantes no trabalho em altura.

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalhona Indústria da Construção

18.23. Equipamento de Proteção Individual - EPI
18.23.1. A empresa é obrigada a fornecer aos trabalhadores, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, consoante as disposições contidas na NR 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.
18.23.3. O cinto de segurança tipo pára-quedista deve ser utilizado em atividades a maisde 2,00 m (dois metros) de altura do piso, nas quais haja risco de queda do trabalhador.
18.23.3.1 O cinto de segurança deve ser dotado de dispositivo trava-quedas e estar ligado a cabo de segurança independente da estrutura do andaime.
18.23.4. Os cintos de segurança tipo pára-quedista deve possuir argolas e mosquetões de aço forjado, ilhoses de material não-ferroso e fivela de aço forjado oumaterial de resistência e durabilidade equivalentes.

Observações: Deve ser garantido ao trabalhador, o treinamento sobre a correta utilização do cinto de segurança e torná-lo obrigatório nas atividades a mais de 2,00 m (dois metros) de altura do piso de trabalho.
O trabalhador também deverá ser informado sobre as condições de trabalho, o meio ambiente de trabalho assim como os riscos inerentes aesta função específica.
Outros equipamentos de proteção individual recomendados para a realização da tarefa de tratamento químico no combate aos roedores também deverão ser utilizados (luvas, camisa de manga longa, máscara com filtro químico se necessário, etc.)




Outros itens das Normas Regulamentadoras (NR) pertinentes ao risco de queda em alturas:

NR 18.12. Escadas, rampas epassarelas
18.12.1. A madeira a ser usada para construção de escadas, rampas e passarelas deve ser de boa qualidade, sem apresentar nós e rachaduras que comprometam sua resistência, estar seca, sendo proibido o uso de pintura que encubra imperfeições.
18.12.5. Escadas
18.12.5.2. A escada de mão deve ter seu uso restrito para acessos provisórios e serviços de pequeno porte.
18.12.5.3. As escadas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho em Altura
  • Trabalho em Altura
  • Trabalhos em altura
  • Trabalho em Altura
  • Trabalho em altura
  • Trabalhos em Alturas
  • Trabalho em altura
  • Trabalhos em altura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!