Trabalho Educau00E7u00E3o Inclusiva Semi Final 2

2726 palavras 11 páginas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Nava

Em junho de 1994, com a Declaração de Salamanca, determinou-se que toda criança tem o direito fundamental à educação garantida, bem como nas escolas regulares deverá existir uma orientação inclusiva, objetivando eliminar posturas discriminatórias, criando assim, comunidades acolhedoras direcionadas para uma sociedade inclusiva, com uma educação efetiva para todos.
A Constituição Federal do Brasil possui como fundamentos da República a cidadania e a dignidade da pessoa humana, que estão estabelecidos em seu art. 1º inc. II e III, tendo como seus principais objetivos a promoção do bem de todos, sem preconceitos étnicos, de sexo, de cor, de idade e crença. Devendo ser garantida a igualdade e a educação para todos indiscriminadamente, com o objetivo do desenvolvimento pleno da pessoa e seu preparo para o exercício profissional, bem como de sua cidadania, com igualdade de condições de acesso e permanência na unidade escolar.
Quanto à educação especial, a Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), nº 9.394/1996, no art. 58, define educação especial como sendo uma modalidade de educação escolar, disponibilizada preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos portadores de necessidades especiais.
Esse posicionamento direcionado à educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica de proteção aos alunos com necessidades especiais, garantindo sua participação nas escolas sem nenhum tipo de discriminação. Para que a educação inclusiva se configure, em nossas escolas, ela deverá acompanhar o desenvolvimento do conhecimento das lutas sociais, para que sejam criadas políticas públicas promotoras de uma educação com qualidade para todos.
Assim, ao visitarmos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Nava, observamos uma dicotomia em relação a essas propostas políticas.
A proposta da educação inclusiva se baseia na adaptação

Relacionados