trabalho ducto2

483 palavras 2 páginas
Persistência do Ducto Arterioso:
Morfologia:
A persistência do Ducto arterioso, também denominada de dueto arterioso patente, é uma cardiopatia congênita, mais comum em cães
O ducto arterioso é um vaso que conecta a artéria pulmonar à aorta descendente e tem como função desviar o sangue dos pulmões colapsados para aorta durante a vida fetal.
Etiologia e fisiopatologia:
O fechamento funcional deste ducto normalmente ocorre dentro de horas após o nascimento. A permanência desse ducto após o nascimento caracteriza a persistência do ducto arterioso.
A parede ductal em animais com PDA é histologicamente anormal e incapaz de contrição.
Existem duas condições com características hemodinâmicas diversas em relação à persistência do dueto arterioso:
-Persistência do ducto arterioso clássica (PDAc) Ocorre com maior frequência e é caracterizada pelo fluxo sanguíneo no interior do dueto, da aorta descendente para a artéria pulmonar. Este desvio da esquerda para a direita causa uma sobrecarga de volume de circulação pulmonar, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo.
O fluxo sanguíneo pulmonar excessivo leva a alterações vasculares no pulmão, aumento da resistência e a hipertensão pulmonar.
Aspectos Clínicos:
A forma clássica da doença, com desvio da esquerda para a direira, é muito mais comum. É 3 vezes mais frequente em fêmeas e raças como poodle micro e toy, Bichon Frise, Labrador e Pastor Alemão apresentam uma predisposição maior a doença.
Muitos animais com PDA são assintomáticos, mas pode ser observado como suspeita quando apresentada capacidade de exercício reduzida, taquipnéia ou tosse. Ao exame físico pode se notar sopro contínuo, mais audível na base esquerda, frequentemente com frêmito precordial, pulso arterial hipercinético e membranas mucosas róseas.
Diagnóstico
Pode se verificar através de radiografias alongamento da silhueta cardíaca, aumento atrial e auricular esquerdo e hipervascularização pulmonar.Frequentemente evidencia-se uma saliência na Aorta

Relacionados