Trabalho Dosagem De Misturas Asf Lticas

3918 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
ENGENHARIA CIVIL
Prof: Huri Alexande Raimundo

PAVIMENTAÇÃO

DOSAGEM DE MISTRURAS ASFALTICAS:

Djonata Sechini

Palhoça, 24 de Novembro de 2014.
INTRODUÇÃO

Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços causados pelo tráfego de veículos e do clima, e proporcionar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança.
O pavimento rodoviário classifica-se tradicionalmente em dois tipos básicos: rígidos e flexíveis. Mais recentemente há uma tendência de usar-se a nomenclatura pavimentos de concreto de cimento Portland (ou simplesmente concreto-cimento) e pavimentos asfálticos, respectivamente, para indicar o tipo de revestimento do pavimento.

1. Diferencie massa especifica real, aparente e efetiva de agregados (Procedimentos de ensaio e ilustrações):
Massa específica real:
A massa específica real (Gsa), em g/cm3, é determinada através da relação entre a massa seca e o volume real. O volume real é constituído do volume dos sólidos, desconsiderando o volume de quaisquer poros e vazios entre os grãos, conforme esquema da Figura a seguir:

Esta é determinada através do picnômetro, da balança hidrostática ou pelo frasco de Chapman.

Massa específica aparente:
A massa específica aparente (Gsb), em g/cm3, é determinada quando se considera o material como um todo (forma aparente), sem descontar os vazios. É determinada dividindo-se a massa seca pelo volume aparente do agregado, que inclui o volume de agregado sólido mais o volume dos poros superficiais contendo água. É medida quando o agregado está na condição superfície saturada seca (SSS), de acordo com o esquema da Figura:

Massa especifica efetiva:
A massa específica efetiva (Gse), em g/cm3, é determinada quando se trabalha com misturas asfálticas cujo teor de ligante asfáltico

Relacionados

  • pavimentação
    733 palavras | 3 páginas
  • Emulsões Asfálticas
    36576 palavras | 147 páginas