TRABALHO DO SENAI DE INFORMATICA 2

445 palavras 2 páginas
ELEMENTOS E FUNÇÕES DA
LINGUAGEM
HERCULES SUZARTH
RUAN TARCISIO
LUIZ GUSTAVO
TIAGO HENRIQUE
DIOGO SANTOS
RAVELLEY SANTOS
ISLA NEVES

ELEMENTOS DA LINGUAGEM
Com os elementos da comunicação, é possível usar como forma de comunicação, informação, expressão e significados os diversos sistemas simbólicos das diferentes linguagem. A forma de comunicação está divida entre:
Emissor – o que emite a mensagem.
Receptor – o que recebe a mensagem.
Mensagem – o conjunto de informações transmitidas.
Código – a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem. Canal de Comunicação – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar...
Contexto – a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente. Ruído – qualquer perturbação na comunicação.

FUNÇÕES DA LINGUAGEM
O lingüista russo chamado Roman
Jakobson caracterizou seis funções de linguagem, ligadas ao ato da comunicação:

FUNÇÕES DA LINGUAGEM
FUNÇÃO EXPRESSIVA (OU EMOTIVA)
Também chamada de emotiva, passa para o texto marcas de atitudes pessoais como emoções, opiniões, avaliações. Na função expressiva, o emissor ou destinador é o produtor da mensagem. O produtor mostra que está presente no texto mostrando aos olhos de todos seus pensamentos.

FUNÇÃO EXPRESSIVA(OU
EMOTIVA)

FUNÇÕES DA LINGUAGEM
FUNÇÃO REFERENCIAL (OU
DENOTATIVA)
Referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.

FUNÇÃO REFERENCIAL

FUNÇÕES DA LINGUAGEM
FUNÇÃO APELATIVA (OU CONOTATIVA)
Essa função procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo

Relacionados