trabalho depINTERDISCIPLINARIDADE elisete

1483 palavras 6 páginas
Infra

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
5 REFERÊNCIAS
11

1 INTRODUÇÃO

O termo interdisciplinaridade significa uma relação de reciprocidade, de mutualidade. A interdisciplinaridade é uma expressão vista com frequência no contexto educativo. Nota-se que apesar de ser vista frequentemente acaba por ser confundida em seus sentidos e significados, o que cabe analisar e esclarecer o que vem a ser a interdisciplinaridade. Este trabalho tem como objetivo refletirmos sobre a importância da interdisciplinaridade no contexto educacional e traz uma pesquisa realizada com professores do quinto anos com a intenção de enriquecermos o conteúdo apresentado e finaliza com um plano de aula interdisciplinar que abordará as disciplinas de Português e ed. física.

2 INTERDISCIPLINARIDADE

2.1 O QUE É INTERDISCIPLINARIDADE E COMO ELA PODE SER EFETIVA NOS ANOS INICIAIS

A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que é interdisciplinar, ou seja, aquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas. O termo foi assim apelidado pelo sociólogo Louis Wirtz e foi publicado pela primeira vez em 1937.
A interdisciplinaridade implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fraccionada. Trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A importância da interdisciplinaridade surge com o próprio desenvolvimento científico-técnico, que deu origem ao nascimento de numerosos ramos científicos. Esta dinâmica fez com que a necessidade de integrar situações e aspectos para criar conhecimentos seja cada vez maior. Graças à interdisciplinaridade, o objeto de estudo é abordado de forma integral, e a elaboração de novos enfoques metodológicos para a resolução de problemas é estimulada.

Relacionados