Trabalho de P.E.F.G II

910 palavras 4 páginas
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas - ICE
Departamento de Física

Assunto de Ondas trabalhado para alunos do ensino médio

Manaus – Am

Iran Ilton Barreiros Baia..................................nᵒ 21353646

Assunto de Ondas trabalhado para alunos do ensino médio

Trabalho apresentado a Universidade Federal do Amazonas, para a obtenção de nota do 2◦ período do curso de licenciatura em Física, da disciplina de Pratica de ensino em Física
Geral II, sob a orientação do Prof. Gil Xavier.

Manaus – Am

Introdução
Neste trabalho será abordado um breve resumo do assunto de ondas, afim de facilitar o entendimento dos alunos do ensino médio, sendo assim o mesmo não utiliza de formulas ou linguagens difíceis, para não prejudicar o aprendizado do aluno.

ONDAS
Uma onda é um movimento causado por uma perturbação, e esta se propaga através de um meio. Um exemplo de onda é tido quando joga-se uma pedra em um lago de águas calmas, onde o impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propagem pela superfície da água.
Também existem ondas que não podemos observar a olho nu, como, por exemplo, ondas de rádio, ondas de televisão, ondas ultravioleta e micro-ondas.
Além destas, existem alguns tipos de ondas que conhecemos bem, mas que não identificamos normalmente, como a luz e o som.
Mas o que elas têm em comum é que todas são energias propagadas através de um meio, e este meio não acompanha a propagação.
Conforme sua natureza as ondas são classificadas em:


Ondas Mecânicas: são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagarse no vácuo. Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos.



Ondas Eletromagnéticas: são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não

Relacionados