Como elaborar um plano de prjecto

490 palavras 2 páginas
TEMA: Elaborar um plano de projecto

Planeamento de projecto
O planeamento do projecto, é o processo para quantificar o tempo e orçamento que um projecto custará. A finalidade do planeamento do projecto é criar um plano do projecto que um gestor possa usar para acompanhar o progresso de sua equipe.

Como planear um projecto:
Determine algumas condições para que o projecto seja finalizado ou completado. Antes que esteja absolutamente claro quais são os objectivos do projecto;
Faça um inventário da maioria do trabalho que precisa ser feito;
Identifique os recursos necessitados para executar cada elemento terminal de cada tarefa;
Defina algumas dependências entre tarefas;
Para tarefas para as quais seja impossível estimar o prazo com precisão, coloque-as fora do caminho crítico e faça o planeamento em separado;
Crie um cronograma do projecto;
Obtenha o comprometimento da organização em iniciar a execução do projecto. Em algumas organizações este pode ser um processo burocrático e que toma tempo; o melhor a fazer é iniciar o projecto em paralelo enquanto a aprovação não é obtida.

Importância de planeamento de projecto

Já imaginaram construir um arranha-céu com os detalhes todos guardados na memória? O tamanho exacto de cada degrau de cada escada, a altura exacta de cada pé direito, de cada porta, janela, largura dos corredores, elevadores, tubulações de água, energia eléctrica, gás, telefone, internet, TV, ar condicionado, detalhes de acabamento de cada ambiente…
Para isto existe o projecto onde se detalha cada item e se evita esquecimentos graves capazes de comprometer a própria realização da obra. Esta é a verdadeira dimensão da necessidade de planeamento para qualquer outro tipo de obra de qualquer área e não é por acaso que vive-se ouvindo expressões do tipo: projecto cultural, projecto social, projecto educacional, projecto político, projecto de vida…
Planejar não significa apenas buscar o registo dos detalhes

Relacionados

  • Abordagem Qualitativa
    1433 palavras | 6 páginas
  • Marketing
    9995 palavras | 40 páginas