Trabalho_de_Validação_de_Metódos_Analíticos(Curso_de_Farmácia)

470 palavras 2 páginas
CRIPTOCOCOSE

A criptococose é uma zoonose oportunista, causada por uma levedura capsulada, sendo encontrada em solo, frutos e vegetais em decomposição, apresentando como reservatórios as fezes das aves, principalmente pombos, e raramente morcegos.

É uma infecção fúngica sistêmica causada pelo Cryptococcus neoformans (gram positivo) a qual possui tropismo pelo sistema nervoso central ( SNC ), respiratório e tegumentar.

A infecção, tanto para o ser humano quanto para os animais (eqüinos, caprinos, ovinos, cães, gatos e primatas), se dá pela inalação do agente infeccioso. Este fungo está presente nas fezes de aves contaminadas, que quando secas transformam-se em pó. Quanto mais excremento ressecado e pulverizado no ambiente, maiores as chances do homem apresentar a doença, então uma casa freqüentada por pombos com forro empoeirado é um ambiente favorável para a inalação de microorganismos patogênicos.

O comprometimento da resposta imune é o principal fator predisponente para aocorrência da doença, sendo os pacientes com doenças imunodepressoras como a síndrome da imunodeficiência adquirida ( AIDS ), neoplasias linfoproliferativas ou sarcomas, sob tratamentos imunossupressores ou transplantados, são mais suscetíveis à doença.

Após sua transmissão o agente penetra no organismo ocorrendo um foco no pulmão ( foco primário ). Em seguida, por disseminação via hematógena ocorrem focos nas meninges e no cérebro. Também podem ocorrer focos na pele, mucosas, ossos e outros órgãos.

Por ser uma micose sistêmica profunda, seu quadro clínico pode variar conformeo órgão atingido. Quando o fungo atinge os pulmões, podem ocorrer três evoluções distintas: pode ter recuperação do organismo sem intervenção médica, a doença pode ficar localizada nos pulmões ou pode disseminar para os demais órgãos.

Nos homens apresenta febre, dor torácica, hemoptise ( expectoração sanguíneaou sanguinolenta através da tosse, proveniente de

Relacionados