trabalho de testemunha jeov ok

6164 palavras 25 páginas
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo a recusa das Testemunhas de Jeová em realizar transfusão de sangue. Assim, apresenta discussão acerca de uma grande e contínua preocupação que atinge os profissionais da saúde: o atendimento e o tratamento médico de pacientes Testemunhas de Jeová.
A análise desta questão há o discernimento constitucional, infraconstitucional e ético, bem como do entendimento dos Conselhos de Medicina. Pode-se afirmar, apesar de toda controvérsia diante da decisão de ambas as partes, paciente e médico, fica permitido ao profissional médico atuar em favor do paciente, submetendo-o à transfusão de sangue, apenas em casos de iminente risco de morte, mesmo contrariando a vontade do paciente ou de seu representante legal. Havendo respaldo para tanto da legislação pátria e pelo Código de Ética Médica.

1. TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: QUEM SÃO? EM QUE CREEM?

Testemunhas de Jeová são uma designação cristã não-trinitária e milenarista. São conhecidas pela sua constância pregação de seus princípios e dogmas de casa em casa e nas ruas.
O mais importante é o querer e o desejo de honrar a Jeová, o Deus da Bíblia e o Criador de todas as coisas. Dão o seu melhor para serem iguais a Jesus Cristo e têm orgulho de serem chamados cristãos, e assim, se dedicam em ensinar às pessoas sobre a Bíblia e o Reino de Deus.
A partir do entendimento da Bíblia, compreenderam que a utilização do sangue na alimentação, bem como em transfusões, é vedado pela lei divina. A utilização de sangue ou dos seus componentes em medicamentos ou procedimentos médicos é conhecida por hemoterapia.
Tendo como presente do Criador a vida, estes cristãos cuidam de sua saúde de diferentes formas: não fumam, não utilizam drogas ou excedem do álcool, não utilizam do aborto, não tem a vida sexualmente com diferentes parceiros, se o esporte radical tiver risco de vida, também não praticam, dedicam-se em conservar boas convivências com parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e

Relacionados

  • Memorias da infancia
    14579 palavras | 59 páginas