Trabalho De Tecnologias E Processos

Páginas: 8 (1940 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015
Trabalho de Tecnologias e Processos – Componentes electrónicos na área automóvel





Trabalho Realizado por João Paulo Toste Costa Rosa Nº 7 12º M e Adriano Catarino Nº1 12ºM
Introdução:
A electrónica do automóvel está se tornando cada vez mais complexa, graças a tecnologias avançadas cuja finalidade é controlar todos os dispositivos possíveis. Ignição electrónica, Injecção Electrónica, ABS,Sistemas de Conforto, Segurança são exemplos de onde a electrónica está presente. Desta forma, o conhecimento do princípio de funcionamento dos sistemas automotivos é uma necessidade do profissional da área precisa, e mesmo de todos que desejam usar melhor esses sistemas e para os que gostam de mexer em seus próprios carros.
O termo "electrónica embarcada" é comumente utilizado para designar osequipamentos usados em automóveis. No entanto, muito mais que isso, o termo também pode ser estendido a outros tipos de veículos tais como barcos e até mesmo aeronaves.
A electrónica embarcada visa fornecer um sistema inteligente que possa interagir com dispositivos capazes de realizar algum tipo de acção num veículo com sensores que informem quando essas acções precisam ser executadas ou quando nãopodem.
Componentes Electrónicos:
-Centralina:
-Arquitectura Centralizada
A ECU contém tanto o hardware como o software para a leitura das entradas, processamento a fornecimento dos sinais de saída.
O software é o "programa" que controla o funcionamento do veículo e o hardware consiste nos circuitos que permitem trabalhar com sinais fornecidos por sensores e comandos e que fornecem sinais que podemagir directamente sobre os elementos pretendidos.
A principal vantagem desse sistema está na simplicidade do hardware que consiste basicamente de sensores e atuadores, uma unidade de processamento (ECU) e os sensores/atuadores que devem ser controlados.
A ECU varre constantemente as entradas, fornecendo nas saída os sinais necessários aos atuadores.
A principal desvantagem está na necessidade detodo cabeamento convergir para essa unidade, o que além de tornar a fiação volumosa dificulta a manutenção.
Outro problema está na possibilidade de se expandir ou alterar o sistema, pois isso exigiria modificação do hardware e do software, o que não é simples.



-Arquitectura distribuída
Nessa arquitectura são usadas diversas ECUs colocadas em pontos apropriados do veículo. Cada uma é destinada aexecução de determinadas funções actuando sobre determinados sensores e também se comunicando com outras ECUs
é possível fazer com determinas Ecus apenas leiam as informações de sensores e comandos enquanto que outras apenas controlem atuadores.
Um exemplo de arquitectura desse tipo é encontrada no VW Pólo onde cada porta tem sua própria unidade de comando.
Essa arquitectura apresenta diversasvantagens.
Uma delas consiste na necessidade de pouco cabeamento para o carro, já que as Ecus podem ser instaladas junto aos locais em que devem controlar (sensores e atuadores).
Essa redução do cabeamento também reduz o tempo de manufactura e torna o sistema mais robusto. Menor número de contactos leva a uma menor possibilidade de falhas.
Outro ponto importante a ser considerado é que ele permiteuma fácil ampliação do sistema, já que apenas uma ECU é alterada.
A desvantagem está na necessidade de se ter um sistema segura de comunicação entre as Ecus. Como isso é feito é determinado pelo que se denomina Protocolo de Comunicação.
A presença desse protocolo exige um software de controlo para a rede, sendo difícil a determinação ideal da velocidade com que cada elemento envie ou receba osdados que devam ser processados.
O maior problema que os projectistas de automóveis encontram é criar uma arquitectura que, com um mínimo de custo ofereça as funções que os usuários desejam com o máximo de confiabilidade.
Num veículo temos um sistema de controlo (iluminação externa e vidros eléctricos). Quatro módulos principais, o ECM (Módulo de controle do motor), Rádio, IPC (Instrumentos do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Tecnologia De Processos De Produ O
  • Tecnologia de processo
  • tecnologia de processo
  • Tecnologia de Processos
  • Tecnologia do processo
  • Tecnologia de processos
  • Tecnologia e processos
  • Tecnologia e processos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!