Trabalho de Sociologia

Páginas: 3 (526 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014
A diferença principal é como a teoria desses dois teoricos partem e terminam.
Para Durkheim ele diz que a sociedade existe por causa do coletivo, pois o coletivo é que faz o individuo, e não oindividuo que faz o coletivo.
Dai que ele constroi o conceito de Fato Social que é toda forma de pensar, sentir e agir da sociedade coletivamente, que ele diz que se apresenta através de trêscaracteristicas: Geral, Coersitivo e Exterior.
O Fato Social é Geral, pois uma determinada caracteristica se encontra em várias sociedades, mas ela se manifesta de maneira diferente. Ex: O casamento é umfato social porque ele está presente em todas as sociedades tanto no mundo ocidental como no oriental, mas ela pode se manifesta nessas sociedades de maneira monogamica, ou poligâmica, mas está presenteem todas as sociedades.
O Fato Social é Exterior, que pode existir independente que um individuo exista ou não. Ex: A sociedade adotou que todos deviam sempre vestir roupas quando fossem sair narua, independente que uma pessoa morra, mas todos (o coletivo) ainda sim vai usar roupa para sair na rua.
E o Fato Social ainda é coersitivo que significa que a sociedade tem um determinado costume, eesse costume deve ser mantido pelo coletivo, caso alguém queira agir de forma diferente vai ser sansionado pelo grupo. Ex: Todos na sociedade sempre que vai na rua sempre sai vestido de roupa. Se umapessoa sair sem roupa (nú) na rua vai ser censurado pelas pessoas que estão passando chamando essa derterminada pessoa de doido e a policia pode prende-lo alegando atentado ao pudor.
Pode perceberque Durkheim diz que o coletivo é que faz o individuo.
Já Max Weber faz o caminho oposto diz que as relações sociais existem porque o individuo por uma determinada ação com um sentido vai influenciaroutra pessoa vendo essa ação vendo sentido vai reage o que ele chama da Ação Social.
E ele classifica essa ação atrávés de quatro tipos: Ação social em relação a fins, Ação social em relação a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de sociologia
  • Trabalho Sociologia
  • Trabalho de sociologia
  • Trabalho de sociologia
  • Sociologia do trabalho
  • Trabalho-sociologia
  • trabalho de sociologia
  • Trabalho de Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!