TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Páginas: 2 (336 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
Disciplina: Sociologia do Trabalho
Professoras:
Polo:
Turma:
Aluno:

1. O que diferencia o trabalhador no sistema de produção escravista,feudal e capitalista?
Na sociedade escravista os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, umobjeto, assim como um animal ou uma ferramenta. Assim, no modo de produção escravista, as relações de produção eram de domínio e de sujeição: senhores x escravos. Um pequeno número de senhoresexplorava a massa de escravos, que não tinham nenhum direito. Os senhores eram proprietários da força de trabalho (os escravos), dos meios de produção (terras, gado, minas, instrumentos deprodução) e do produto de trabalho.
Já a sociedade feudal era constituída pelos senhores x servos. Os servos não eram escravos de seus senhores, pois não eram propriedade deles. Eles apenas os serviamem troca de casa e comida.Trabalhavam um pouco para o seu senhor e outro pouco para eles mesmos. Num determinado momento, as relações feudais começaram a dificultar o desenvolvimento das forçasprodutivas. Como a exploração sobre os servos no campo aumentava, o rendimento da agricultura era cada vez mais baixo. Na cidade, o crescimento da produtividade dos artesãos era freado pelosregulamentos existentes e o próprio crescimento das cidades era impedido pela ordem feudal. Já começavam a aparecer às relações capitalistas de produção.

As características do modo de produçãocapitalista são as relações assalariadas de produção (trabalho assalariado). Elas se baseiam na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, que substituiu a propriedade feudal, e notrabalho assalariado, que substituiu o trabalho servil do feudalismo. O capitalismo é movido por lucros, portanto temos duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de sociologia
  • Trabalho Sociologia
  • Trabalho de sociologia
  • Trabalho de sociologia
  • Sociologia do trabalho
  • Trabalho-sociologia
  • Trabalho de Sociologia
  • trabalho de sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!