TRABALHO DE SOCIOLOGIA GERAL

Páginas: 5 (1134 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
 INSTITUTO DE ENSINO E CULTURA- MAGISTER
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE GRADUAÇÃO E PESQUISA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA


DOCENTE: KALINY LAGO
DISCENTE: FRANCINALDO DE LIMA DA SILVA TURMA: “C”




SOCIOLOGIA GERAL














BREU BRANCO-PA
2014

FRANCINALDO DE LIMA DA SILVA turma: C




Resenha do texto “Sociologia da Educação”




Trabalho acadêmico apresentado ao Instituto de Ensino e Cultura Magister. Com o requisito primordial para a obtenção de nota da disciplina Sociologia Geral, solicitado pela profª Kaliny Lago.











BREU BRANCO-PA
2014

Este trabalho é um resenha do texto “ Sociologia da Educação” de autoria de Carlos Adriano, o texto trata da de três fatores sociais que são: Amudança a estratificação e a mobilidade. 
Este é um texto que aborda três temas importantes para a sociedade à mudança a estratificação e a mobilidade, Através de uma linguagem bastante acessível, que não encontramos em muitos textos o autor mescla momentos em que a sociedade vive hoje com momentos de diálogos diretos, que dão maiores força a realidade que vivemos.
Noprimeiro tema já se observa claramente a preocupação do autor em falar do social, sobre as mudanças sociais. Quando diz: Transformação social, mudanças, o dinamismo do social-significa que só o homem tem a possibilidade de mudar o meio que vive necessidades, ambientes, etc. O autor classifica algumas mudanças dando Características sociais como:
1-mudanças sociais temporários
2-mudanças sociaispermanentes
3-mudanças sociais coletivas
Continua o texto falando das mudanças sociais que segundo o autor altera a estrutura social, as mudanças sociais mudando a história do grupo ou de toda a humanidade, ainda segundo ele, essas mudanças sociais reforçam o papel de sujeito da historia do homem, e que nós somos os agentes da nossa historia, e que podemos conduzir essas mudanças.

Poisfrisa muito bem quando diz que as causas das mudanças sociais originam de fatores tanto externos tantos internos que são:

Fator externo ligado transformar num todo ou num grupo.
Fator interno ligado a anseios a não aceitação, se rebelam transforma.
Fator determinante vai ver quatro deles.
Fatores determinantes geográficos, impostas pela natureza onde o grupo vivia, condições geográficas, localonde vivia, que gera mudanças.
Fator determinante biológicos historia da humanidade como acontece acompanha através da historia.
Fatores determinantes sociais, grandes revoluções, guerras.
Fatores determinantes culturais, movimentos culturais geram o tipo de sociedade outra forma de organização social.
Assim, o autor alerta para o fato quando se fala em estratificação social seestá falando da diferenciação de formas hierarquicas de indivíduos e grupos em posições (status), estamentos ou classes.
E que a estratificação social pode ser feita através de:
a) Castas compostas de um número muito grande de grupos hereditários
b) Estamentos: constituem uma forma de estratificação social com camadas sociais mais fechadas do que as das classes sociais e mais abertas do que as dascastas, motivo pelo qual é chamada semiaberta, ela na verdade é estática não muda, se você fazia parte da burguesia morreria burguês.
c) Classes: constituem uma forma de estratificação social onde a diferenciação entre os indivíduos é feito de acordo com o poder aquisitivo. Não há desigualdade de Direito, pois a lei prevê que todos são iguais, independente de sua condição de nascimento,masdesigualdade de fato, como é facilmente perceptível por todos. Ex.: as sociedades Capitalistas.
-- Resumindo uns mandam e outros obedecem –
Segundo o autor formas de estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes.
São três os principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sociologia geral
  • Trabalho de Sociologia Geral
  • Trabalho de Sociologia Geral e Pol tica
  • Trabalho de Sociologia geral
  • Trabalho De Sociologia Geral E Jur Dica
  • Trabalho De Sociologia Geral E Do Direito 2NP Pronto Sem Os Nomes
  • Sociologia geral
  • sociologia geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!