Trabalho de PMO

Páginas: 5 (1103 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJECT OFFICE E NÍVEL DE MATURIDADE







IMPLANTAÇÃO DE PMO

ALBERTO SOARES OLIVEIRA




Prof. Marcantonio Giuseppe M. C. Fabra












Rio de janeiro, Maio de 2012.
Introdução

Em uma organização cuja suas principais metas sejam satisfazer a expectativa dos seus clientes em prazos, custos equalidade dos produtos e serviços oferecidos, é imprescindível a utilização das ferramentas e técnicas de gerência de projetos nas suas ações.
Integrar a aplicabilidade dos recursos disponíveis com o tempo determinado para a concepção dos objetos, sem deixar de produzir resultados satisfatórios aos seus investidores e interessados são tarefas que exigem apuração, monitoramento e acompanhamentoconstante dos processos.
Em se tratando da condução de uma série de projetos que se alinham na conquista de objetivos comuns, seguindo uma estratégia previamente definida e prioritária, as expectativas a serem atingidas ganham proporções maiores. Neste caso, as organizações necessitam não somente de ferramentas e técnicas, mas também capacitação, metodologia de trabalho, fiscalização ativa eindicadores criados de acordo com o universo a ser acompanhado.

Motivadores à Implantação do PMO

Partindo do pressuposto que a implantação de um PMO deve partir da alta gestão da organização, a necessidade de se poder emitir uma visibilidade mais precisa quanto à saúde física e financeira do seu portfólio de projetos, pode ser considerada um dos grandes motivadores da implantação de um escritóriode projetos.
A carência de informações precisas na tomada de decisão, além da necessidade de otimizar os seus recursos, faz com que constantemente os gestores das organizações busquem por indicadores que permitam uma avaliação quantitativa dos resultados gerados pelos seus projetos.
Constantemente, muitas organizações são surpreendidas com cenários nos quais são revelados que seus recursos nãosão suficientes para suprir uma determinada demanda, apesar do orçamento alocado e a quantidade de pessoas e/ou equipamentos disponível revelarem o contrário.
E são esses cenários que corroboram para a implantação de um PMO. Objetivando auxiliar os gestores na condução de seus próprios projetos, o PMO qualifica as demandas, determina os principais pontos de escassez de recursos, provê base paranegociações e acima de tudo, melhora a capacidade de entrega dos projetos, priorizando cumprimento de prazos, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos produtos finais.
Concretamente, os principais motivadores da implantação de um escritório de projetos estão na possibilidade de controlar ou cortar custos em projetos, melhorar a visibilidade, priorizar esforços e otimizar a alocação derecursos no seu portifólio de projetos e programas.

Estrutura organizacional

Posicionar o PMO no organograma de uma empresa não é uma tarefa trivial. Quando instituído formalmente, se coloca entre a alta administração e os gerentes de projetos. Pela necessidade de comunicação eletrônica entre pessoas e organizações envolvidas, é comum também encontrá-lo próximo à camada de gestão da informação.No caso de uma empresa com uma estrutura matricial forte, que o PMO tenha um posicionamento corporativo, com funções consultivas e eventualmente executivas, é comum posicioná-lo entre a alta administração e os gerentes funcionais conforme figura abaixo.



Internamente, o PMO também possui uma estrutura própria, onde são divididas as funções e responsabilidades. Dentre elas é possível citar:Planejamento
obter junto aos gerentes funcionais as necessidades de recursos para atendimento aos diversos projetos;
captar recursos físicos e humanos para o atendimento às necessidades das equipes de projeto;
suportar os gerentes de projetos na elaboração e controle dos planejamentos dos projetos;
informar a direção da empresa uma visão geral do planejamento dos diversos projetos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de PMO e Nível de Maturidade
  • Trabalho implantação pmo
  • Trabalho sobre pmo
  • TRABALHO PMO E GESTAO DE PROGRAMAS E PORTFOLIO
  • Implementação de um PMO
  • Artigo PMO
  • Tipos de pmo
  • PMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!