TRABALHO DE OTIMIZA O
Introdução
Os modelos computacionais vêm sendo reformulados e aprimorados com o propósito de se adequarem cada vez melhor as exigências trazidas pela engenharia. A computação engloba um grande numero de métodos que de diferentes formas buscam um objetivo em comum: o ótimo.
A otimização visa a melhor combinação de fatores que proporcione o melhor desempenho possível para o sistema. E para que essa combinação seja atingida, é necessária a analise de dados e características a serem colocadas como fator. O algoritmo para a computação é um dispositivo que facilita a modelagem de problemas científicos, tanto na engenharia, como em qualquer outra área. Quando se consegue construir modelos matemáticos bastante representativos dos respectivos sistemas dinâmicos em estudo, é possível aplicar as técnicas matemáticas de otimização para maximizar ou minimizar uma função. Existem muitos problemas que só são possíveis de serem resolvidos com um programa muito específico.
Entretanto, mesmo sendo grande a variedade de modelos, existem falhas que, apesar de serem diminuídas, ainda atrapalham o perfeito funcionamento do sistema. Para que o bom desempenho do modelo seja atingido, certas etapas para sua realização devem ser seguidas: primeiro, é escolhido o melhor método de otimização de acordo com o objetivo a ser alcançado; depois, são escolhidas e analisadas as variáveis que formarão o algoritmo e a partir delas será montada a função a ser otimizada. Geralmente, quanto maior é o número de variáveis, maior é a complexidade do algoritmo a ser formulado, e muitas vezes o processamento do modelo torna-se lento. Entretanto é possível tornar a função da otimização o mais simples possível.
O Recozimento Simulado
O recozimento simulado é uma técnica de otimização que utiliza o princípio de evolução da solução ao longo do tempo, é usado freqüentemente quando o espaço da busca é discreto e se fundamenta numa analogia com a termodinâmica. O nome e a inspiração vêm