Trabalho De Matem Tica Sobre Thales De Mileto

281 palavras 2 páginas
Trabalho de matemática sobre Tales de Mileto
Quem foi: foi um filósofo, matemático, engenheiro, homem de negócios e astrônomo da Grécia Antiga. Nasceu em Mileto, antiga colônia grega, atual Turquia, por volta de 623 a.C. ou 624 a.C. e faleceu aproximadamente em 546 a.C. ou 548 a.C.
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial”, concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto (seu discípulo), ele teria previsto um eclipse solar em 585 a.C. Segundo Aristóteles, tal feito marca o momento em que começa a filosofia. Os astrônomos modernos calculam que esse eclipse se apresentou em 28 de Maio do ano mencionado.
Teorema: Em seus estudos, Tales observou que os raios solares que chegavam à Terra estavam na posição inclinada e eram paralelos, dessa forma, ele concluiu que havia uma proporcionalidade entre as medidas da sombra e da altura dos objetos.
Com base nesse esquema, Tales conseguiu medir a altura de uma pirâmide com base no tamanho da sua sombra. Para tal situação ele procedeu da seguinte forma: fincou uma estaca na areia, mediu as sombras respectivas da pirâmide e da estaca em uma determinada hora do dia e estabeleceu a proporção:

O Teorema de Tales pode ser determinado pela seguinte lei de correspondência: “Feixes de retas paralelas cortadas ou intersectadas por segmentos transversais formam segmentos de retas proporcionalmente correspondentes”.

Relacionados

  • Pré calculo
    86995 palavras | 348 páginas
  • Astronomia
    210604 palavras | 843 páginas
  • Círculo
    14330 palavras | 58 páginas
  • Questões
    152822 palavras | 612 páginas