TRABALHO DE LINGUA PORTUGU SA

1349 palavras 6 páginas
TRABALHO DE LINGUA PORTUGUÊSA
“CIMENTO”

Prof. Macrineide
Turma: 17 Edificações
Grupo: Fundão Alto QI
Nomes:

INTRODUÇÃO

O cimento é o material de construção de mais extenso uso no mundo.
Resumidamente, cimentos são substâncias ligantes, capazes de unir fragmentos ou massas de matérias sólidas em um só corpo. Tem importância no desempenho, qualidade e durabilidade do concreto.

Assim sendo, este trabalho visa apresentar os principais pontos deste produto quanto ao seu histórico, matéria-prima, produção, controle de qualidade, tipologias, principais aplicações, adições e cuidados na estocagem.

HISTÓRICO

A constante busca por mais segurança e um tempo útil maior para as edificações levou o homem a pesquisar diversos materiais aglomerantes. A palavra cimento deriva do latim caementum, sendo descoberto a cerca de 4500 anos.
A arquitetura monumental do Egito Antigo já usava uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado que, de certa forma, é a origem do cimento. As grandes construções gregas e romanas, como Panteão e o Coliseu, foram construídas com o uso de solos de origem vulcânicas que possuíam propriedades de endurecimento sob a ação da água.
O engenheiro John Smeaton, em 1756, desenvolveu uma mistura da calcinação de cálcios argilosos e moles que, reagindo com a água, adquiriam grande resistência. Provavelmente, a titulação cimento Portland adveio da comparação entre seu cimento recém-criado e a localidade com a ilha de Portland, de onde se extraiam as rochas calcárias comercializadas na época.
Já em 1824, o construtor Joseph Aspdin, recebe do rei George IV, a patente do cimento Portland.
No Brasil, a primeira tentativa de aplicar os conhecimentos relativos à fabricação do cimento Portland ocorreu em meados de 1988, quando o engenheiro Louis Felipe Alves de Nóbrega, na ilha de Tiriri, na Paraíba, e o comendador Antonio Proost Rodovalho, em Santo Antonio, Estado de São Paulo empenharam-se em instalar as primeiras fabricas de

Relacionados

  • Manual de Português Jurídico - Saraiva
    3079 palavras | 13 páginas