trabalho de introdução á arquitetura e urbanismo

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
ARQUITETO:
Siza nasceu na cidade de Matosinhos, perto do Porto, Portugal, em 1933. Ele estudou arquitetura na Escola de Belas Artes do Porto 1949-1955, e seu primeiro projeto foi construído em 1954. Onde seu primeiro projeto foi uma piscina. De 1955 a 1958, ele trabalhou com arquiteto Fernando Távora . Através da década de 1950, Siza desenvolveu vários projetos em Matosinhos, incluindo casasparticulares, um Centro Paroquial, um posto de turismo, e um projeto de habitação de baixo custo, bem como o aclamado restaurante Boa Nova (1958-1963; renovado 1992) e uma piscina pública piscina em Leça da Palmeira (1958-1965). Estes projetos iniciais indicaram capacidade característica de Siza para integrar seus projetos com as qualidades distintas de seus ambientes. Ele fez doutorado naUniversidade de Valência, contudo não podia lecionar em qualquer faculdade.
Cedo ele conseguiu desenvolver a sua própria linguagem, embebida não só nas referências modernistas internacionais como também na forte tradição construtiva portuguesa, dos quais resultaram obras de grande requinte e detalhe no modernismo português, dos quais se destaca a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira. A isto, não éalheio, o relacionamento muito próximo com o arquiteto Fernando Távora, seu professor, e uma das principais referências da Escola do Porto, com quem colaborou de 1955 a 1958, desenvolvendo posteriormente forte amizade e cumplicidade criativa.
Em 1966, Siza ingressou na Faculdade de Arquitetura do Porto (ESBAP), e em 1976 foi nomeado Professor Assistente de Construção. Através dos anos 1960 einício dos anos 1970, ele continuou a projetar casas particulares, bem como edifícios comerciais perto do Porto. Sua segunda piscina para Leça da Palmeira exibe seu brilhante uso do espaço. O projeto utiliza uma formação rochosa natural para complementar os lados artificiais de uma grande piscina colocados como se esculpido em areia e rocha do litoral. Uma piscina para crianças menores, mudandoprédio, e café também estão incluídos, e o edifício está situado abaixo do nível da estrada de acesso para proporcionar uma visão ininterrupta do oceano.
A obra de Siza, embora ligada ao minimalismo, é considerado enraizada no Expressionismo. Estas raízes podem ser vistas nas estruturas formais de seus projetos, o que, de acordo com Oriol Bohigas, estão " sempre com base na unidade de espaço e volume"e possuem " uma coerência absoluta da função e forma. " Essas qualidades já são evidentes no projeto Boa Nova, escolhido em um concurso promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, em 1958. Local dramática do edifício em uma costa rochosa é parte integrante do projeto espetacular de Siza.
Autor de numerosos projetos tem atualmente em construção 1200 habitações no plano de Malagueira, Évora, eem conclusão os projetos da escola superior de educação de Setúbal, da faculdade de arquitetura do porto e da biblioteca da universidade de Aveiro.
Suas obras foram expostas em Copenhague (1975), Aarhus e Barcelona (1976), na Bienal de Veneza (1978), Milão (1979) e etc. Álvaro Siza é um dos arquitetos contemporâneos mais importantes, com obras em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália eAlemanha. Projetou o museu de Serralves, da cidade do porto, e o centro Galego de arte contemporânea, de Santiago de Cospostela. O museu Iberê Camargo será o primeiro trabalho do arquiteto no Brasil.
PRINCIPAIS OBRAS:
CASA DE CHÁ RESTAURANTE DA BOA NOVA
Leça da Palmeira, 1958-1963

PISCINAS DAS MARÉS,
Leça da Palmeira, 1961-1966

AGÊNCIA BANCÁRIA PINTO & SOTTO MAYOR
Oliveira de Azeméis,1971-1974

REALIBILITAÇÃO DO BAIRRO SÃO VÍTOR
Porto, 1974-1979
 
PLANO E HABITAÇÕES SOCIAIS NA QUINTA DA MALAGUEIRA
Évora, 1977-1995/…

EDÍFICIO DE HABITAÇÃO “BONJOUR TRISTESSE”
Berlim, Alemanha, 1980-1984

PLANO DE URBANIZAÇÃO E BLOCOS DE HABITAÇÃO SOCIAL (DELGEBIET 5)
SCHILDERSWIK-WEST, DUAS CASAS (VAN DER VENNE PARK)
Haia, Holanda, 1983-1984/1984-1988

PAVILHÃO CARLOS RAMOS E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução arquitetura e urbanismo
  • Introdução a Arquitetura e Urbanismo
  • Introdução a arquitetura e urbanismo
  • introdução arquitetura e urbanismo
  • INTRODUÇÃO AO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO
  • TRABALHO DE ARQUITETURA E URBANISMO AV3
  • Trabalho de Teoria da Arquitetura e Urbanismo
  • Trabalho de Arquitetura e Urbanismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!