trabalho de hoje em dia

Páginas: 23 (5549 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2013
1. Introdução
As transformações recentes no mundo do trabalho decorrentes do atual processo de globalização têm colocado grandes desafios para aqueles que buscam compreender o momento. Especular torna-se uma tarefa fácil na medida em que o deslumbre e o romantismo tendem a sobrepujar o rigor científico e a disciplina metodológica. Até o momento a grande certeza que podemos ter em relação aofuturo é que dificilmente iremos reconstruir os laços de solidariedade dos “anos dourados”.
A bem da verdade, a obra de Robert Castel (1998) é extremamente importante na medida em que, ao fazer a crônica do salário, nos instiga a entender os conflitos que vivenciamos. Mais ainda, aponta os paradoxos que hoje vivenciamos de forma mais contundente, tanto no que diz respeito a relaçãoindivíduo/sociedade, bem como do ponto de vista das instituições sociais. Cabe destacar de forma breve, o trato que Castel dá em relação à condição do assalariado no contexto de desenvolvimento do capitalismo. A transição do feudalismo para o capitalismo é essencialmente um processo de ruptura de tradições e instituições sociais, onde os laços morais são gradativamente suplantados por relações monetárias, traduzidasna essência pelo salário. “A burguesia desnudou de sua auréola toda ocupação até agora honrada e admirada com respeito reverente. Converteu o médio, o advogado, o padre, o poeta, o cientista em seus operários assalariados” (MARX & ENGELS 1996, p. 13).
Castel chama a atenção para o fato de que a condição de assalariado, até meados do século XIX, é algo indigno. Receber um salário, em últimainstância, significava uma derrota. O trabalhador assalariado era aquele, que por diversos motivos, não tinha os meios de produzir a sua sobrevivência e dessa forma não tinham outra opção, a não ser se submeterem às ordens de um patrão e à rotina extenuante da jornada de trabalho. O salário na verdade passa a ser a última e/ou única opção para aqueles que não desejavam a marginalidade.
Se serassalariado era ser um derrotado, por que hoje a condição de assalariado nos remete a idéia de privilégio?
O entendimento de tal questão remonta ao desenvolvimento e consolidação da sociedade salarial durante o século XX, especialmente no período pós Segunda Grande Guerra. A expansão da condição de assalariado para a grande maioria da população, com o desenvolvimento de uma rede de proteção social e asconquistas dos sindicatos levou a formação da sociedade salarial, onde:

Cada um se compara a todos, mas também se distingue de todos; a escala social comporta uma graduação crescente em que os assalariados dependuram sua identidade, sublinhando a diferença em relação ao escalão inferior e aspirando ao estrato superior. A condição operária ocupa sempre, ou quase sempre, a base da escala (há osimigrantes, semi-operários, semibárbaros, e os miseráveis do quarto mundo). Mas que prossiga o crescimento, que o Estado continue a estender seus serviços e suas proteções e, quem merecer, poderá também “subir”: melhorias para todos, progresso social e bem-estar. A sociedade salarial parece arrebatada por um irresistível movimento de promoção: acumulação de bens e de riquezas, criação de novasposições e de oportunidades inéditas, ampliação dos direitos e das garantias, multiplicação das seguridades e das proteções.” (CASTEL, 1998, p. 417)

Assim sendo, nos países de capitalismo avançado o salário deixa de ser um meio de sobrevivência e torna-se um fator de construção de identidades. Mais que isso, o salário passa a ser uma das principais fontes de integração social. Tal situação, mesmo nospaíses ditos emergentes, promoveu uma maior solidariedade social na medida em que houve uma diminuição dos conflitos de classe.
No caso dos países desenvolvidos houve, via ação do Welfare State, uma significativa redução das desigualdades sociais, além disso, o salário colocado como um direito garante aos indivíduos a inserção no cotidiano do consumo. Outro ponto de destaque diz respeito à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diferenças do trabalho: Antigamente e Hoje em dia.
  • TRABALHO PARA ENVIAR DIA HOJE ATE A MEIA NOITE
  • hoje em dia
  • hoje em dia
  • os dias de hoje
  • Nos dias de hoje
  • os dias de hoje
  • Hoje em dia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!