Trabalho de historia pupulismo

867 palavras 4 páginas
COLÉGIO EDUCAR ZIP ZAP

Populismo na América Latina

João Vitor Fioravanti de Castro Alves

São José do Rio Preto
28 de Agosto de 2015

João Vitor Fioravanti de Castro Alves

Populismo

Trabalho apresentado ao Colégio Educar Zip Zap, de São José do Rio Preto, como forma de avaliação da disciplina de Historia

Docente responsável: Profa. Nilmara Perissini

São José do Rio Preto
2015

SUMÁRIO

POPULISMO NA AMERICA LATINA 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

Populismo na América Latina

O que é Populismo?
Quando nos deparamos com presidentes e líderes políticos com carisma e de grande prestígio popular, vemos o seu governo gerar apoio da população. A ideia do populismo, é de o líder estabelecer não laços racionais, mas emocionais com as pessoas, entrar em contato com o povo sem intermediários. A proximidade desta forma de governar gera mais afeição pelo líder e maior influência sobre o povo. Este tipo de governo tem como característica principal a expansão da indústria e da economia capitalista.

Populismo no Brasil:
Getúlio Vargas: O presidente conhecido como pai dos pobres, Getúlio Vargas, é um grande exemplo do populismo no Brasil. Carismático, e sempre empenhado em aprovar leis trabalhistas que favoreciam os operários, Vargas foi aprovado e amado pelas massas.
O populismo no Brasil: Do ano de 1945 até 1964, houve o período de populismo no Brasil, que teve origem em 1930. O modelo de gestão, nas mãos de Vargas, gerou para os trabalhadores brasileiros a criação do CLT – Códigos de Leis Trabalhistas -, redução de jornadas de trabalho, e a instituição do salário mínimo, além do Dia do Trabalhador, no dia 1° de maio.
Com a renúncia, Vargas indicou Dutra como seu sucessor, que foi eleito graças a esse apoio.
Seguindo o pensamento do governo populista, Dutra promulgou a nova Constituição, substituindo a criada em 1934. Passou a ser liberada a criação de novos partidos políticos, mas dois anos

Relacionados

  • Trabalhos
    3930 palavras | 16 páginas