Trabalho De Hist Ria A Crise No Imp Rio Romano E A Invas O Dos Barbaros

1032 palavras 5 páginas
Escola Estadual de Ensino Médio Bertoldo Nunes
Diretora : Ivana
Profº Adamilson
Aluna : Christiane Costa Cordeiro nº 11
Série 1º ano Turma : 101 Turno : Manhã .

Trabalho de História

A crise do Império Romano e a Invasão dos bárbaros .

Crise do terceiro século foi o nome dado a uma série de acontecimentos catastróficos ocorridos no Império Romano ao longo do século III, ou mais precisamente do ano 235 ao ano 284.
Durante este período, o império foi governado sucessivamente por cerca de dezoito imperadores "legítimos". A maioria deles era de prominentes generais que assumiram o poder imperial sobre todo ou parte do império, somente para perdê-lo por derrota em combate, assassinato ou mortes naturais, governando em média apenas dois a três anos. O número exato de imperadores do período é desconhecido, pois não considera aqueles nomeados junto com pais e colegas, e ainda desconsidera os pretendentes e usurpadores.1
No fim do século II, ocorreu uma guerra civil de sucessão, que abalou profundamente o império. Na primeira metade do século seguinte, o império se manteve próspero e extenso, até que o poderoso Império Sassânida, ao leste, começou a fazer ataques ao Império Romano. No ano de 260, foram capturados o imperador Valeriano e todo o seu exército de 70 mil homens. Sem muita defesa, as províncias do leste foram devastadas.

O imperador Diocleciano - Com seu reinado (284 d.C. a 305 d.C.), encerrou-se a crise do terceiro século.
A peste bubônica se espalhou pelo império e tornou-se uma epidemia. Além desses problemas, o Império Romano ainda iria se deparar com outro poderoso inimigo ao norte: os godos.
O avanço da peste e os fracassos militares do império eram tão frustrantes que o povo passou a buscar novas crenças e rituais para afastar os perigos, ao mesmo tempo que se intensificou a perseguição aos cristãos. Rumores de que os acontecimentos negativos eram algum tipo de castigo para o Império Romano se espalharam por toda a Europa.
Uma

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas
  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas
  • Transição do feudalismo ao capitalismo
    97048 palavras | 389 páginas