Trabalho de Fundamentos das Ciências Sociais- O Nome da Rosa.docx

273 palavras 2 páginas
Trabalho de Fundamentos das Ciências Sociais.
Assistir o filme O Nome da Rosa e apresentar conclusões sobre a questão da ciência e do senso comum e os tipos de conhecimentos admitidos naquela época: O filme conta a história de um monge que é encarregado de investigar crimes em um monastério, onde acreditavam se tratar de obras do demônio, ele veio a evidenciar que eram assassinatos, insatisfeitos pela espera no resultado, outro monge que era responsável pelo tribunal da inquisição também entrou em ação onde houve um confronto de idéias. O Filme é baseado no romance de
Humberto Eco. A história acontece em 1327, na chamada idade média ou idade das trevas.
No caso do personagem de Sean Connery, William, seus princípios para a investigação eram claramente do conhecimento científico, apesar de muito limitado á época se provaram eficazes. Durante o filme ele tem um aprendiz chamado Adson, no qual podemos evidenciar o uso de técnicas de investigação metódica, transcendendo as crenças da época a qual outros monges acreditavam ser obra do demônio.
Já no caso de Bernardo Gui o então inquisidor da Igreja é notável o uso de conhecimento religioso, separando o sagrado do profano, com uma explicação sobrenatural dos acontecimentos do crime investigado, e a partir de conclusões espontâneas, do senso comum da época, refutando a procura do saber através de outras fontes que não fossem aquelas que não pertencessem aquele credo.
Hoje ambos os conhecimentos ainda são muito presentes em nossa sociedade, porém o religioso perdeu muito espaço, em comparação a idade média, onde muitas pessoas que se utilizavam do conhecimento científico eram perseguidas e tinha o acesso à informação limitada.

Relacionados